Novembro azul alerta sobre a importância de exames preventivos à população masculina

Encerrado o Outubro Rosa, o Amazonas entra no mês de alerta à saúde do homem: o novembro azul. A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), considerada referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental, lança um alerta, neste período, sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, atualmente o mais incidente entre os amazonenses, com previsão de 510 novos diagnósticos em 2014, no Estado. O dado é do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde (MS).

Se considerada a taxa bruta de incidência, devem ser registrados 27,94 casos para cada 100 mil habitantes no Amazonas, até dezembro deste ano. A estimativa, lançada a cada dois anos pelo Inca, foi divulgada em 2014. Segundo o urologista da FCecon, Giuseppe Figliuolo, além do exame de sangue PSA, que pode apontar eventuais alterações hormonais, e que deve ser uma rotina em homens com idade a partir de 40 anos, também é indicada a realização anual do toque retal, considerado o exame mais eficaz na detecção de tumores e que pode ajudar a salvar vidas. Isso porque, quanto a doença é diagnosticada cedo, as chances de cura podem chegar a 90% e as chances de sequelas, como a impotência sexual, ficam reduzidas.

Contudo, explica o urologista, grande parte dos homens ainda apresenta resistência ao exame. “Quando diagnosticamos um tumor maior e mais invasivo, reduz-se, também, as chances de o indivíduo preservar a potência sexual, já que a cirurgia se torna mais complexa. Quando menor, a cirurgia é menos agressiva, e o nervo responsável pela função erétil, acaba sendo preservado, sem prejuízos ao paciente”, relatou Figliuollo.

Ele lembra que, reduzir o consumo de carne vermelha, manter uma alimentação rica em licopeno (presente, por exemplo, no extrato de tomate), e praticar exercícios físicos, são bons métodos preventivos: “Um estudo, onde dois grupos, um de pessoas sedentárias, e outro de praticantes de exercícios, foram acompanhadas, apontou que a obesidade favorece o aparecimento do câncer de próstata, caracterizando um fator de risco. Por isso a importância da manutenção de hábitos saudáveis”, explicou o urologista.

“ Há um teste nos Estados Unidos que pode detectar o câncer de próstata pela urina, mas ainda estão sendo realizados estudos clínicos para comprovar sua eficácia. Por isso, atualmente, podemos considerar o exame do toque retal o mais eficaz na detecção da doença”, completou.