FCecon tem servidoras aprovadas no mestrado em Saúde Pública da UEA

enfermeiras Marília e EdileneA Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) teve duas enfermeiras de seu quadro funcional aprovadas no mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem em Saúde Pública da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com ingresso em 2020. O resultado final do Edital 104/2019, com os nomes dos classificados, foi divulgado na última quarta-feira (26/02) no portal da UEA.

Foram aprovadas pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública a Coordenadora Estadual de Atenção Oncológica, Marília Muniz de Oliveira, e a responsável pelo serviço de Quimioterapia/FCecon, Edilene Coelho Duarte. Ambas foram selecionadas para a linha de pesquisa “Tecnologias sociais e educacionais como instrumentos para promoção da saúde”.

Segundo Muniz, o ano de 2019 foi de intenso preparo para o processo seletivo para o mestrado em Saúde Pública da UEA e, assim, apresentar um projeto que despertasse o interesse do meio científico. ”Por isso optei por explorar a hesitação vacinal do Papilomavírus Humano (HPV) entre adolescentes, pais, professores e profissionais de saúde. A intenção é pesquisar os motivos do não atingimento das metas de vacinação”, explica.

Linha de pesquisa – O projeto, ressalta Muniz, pretende verificar o não atingimento das metas na população de risco e, ao final, elaborar uma tecnologia educacional (vídeo) que ajude a diminuir as incertezas sobre o assunto, além de auxiliar os gestores no atingimento da cobertura vacinal do HPV (80% da população alvo).

“Dediquei-me muito ao projeto, por isso esperava ser classificada. Todavia, jamais imaginei ficar em primeiro lugar na linha de pesquisa dois. Só tenho a agradecer a Deus pela força e perseverança, para que eu realizasse meu sonho de reingressar no mundo da ciência e da pesquisa”, comemora Muniz.

Vida acadêmica – “Esse mestrado vem sendo almejado há alguns anos. A minha alegria é de poder contribuir com a melhoria da prática profissional através de tecnologias em saúde, motivo que me levou a essa conquista. Esse resultado é fruto de toda minha jornada acadêmica”, destaca Duarte.

Pesquisa – Conforme Duarte, a intenção do projeto é criar um plano de cuidados em forma de aplicativo, que oriente enfermeiros da atenção primária no manejo de eventos adversos tardios nos pacientes curados e/ou em acompanhamento de câncer de colo de útero. Segundo ela, esse tipo de câncer é o mais incidente nas mulheres do Amazonas e, por entender que uma parcela significativa dessas pacientes é advinda do interior do Estado, o foco do estudo será o município de Iranduba (distante 34 quilômetros da capital).

Texto: Luís Mansueto/FCecon

Foto: Rhyvia Araújo/Estagiária FCecon