FCecon divulga balanço de atividades de prevenção em 2012

As atividades realizadas pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), por meio do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) atingiram, em 2012, pelo menos, 300 mil pessoas em todo o Estado, contabilizando exames, palestras e ações educativas voltadas ao combate ao câncer.

“O resultado é fruto do esforço que buscou atender as orientações do governador Omar Aziz no sentido de intervir no problema do câncer de maneira mais eficiente e precoce possível, investindo em ações que busquem impedir o aparecimento da doença ou que minimizem seus efeitos através do diagnóstico precoce”, destacou o diretor-presidente da FCecon, doutor Edson de Oliveira Andrade.

Conforme dados do DPCC, até novembro do ano passado, o número de exames preventivos, os quais detectam o câncer de colo uterino, totalizaram 147.555, 2,5% a mais que em todo o ano de 2011, quando foram registrados 144.012. Já as mamografias chegaram a 49.997 até novembro de 2012, 36,5% superior ao total realizado no ano anterior.

Conforme a chefe do DPCC, enfermeira Marília Muniz, as ações de detecção precoce do câncer são coordenadas pela FCecon no Amazonas e um dos avanços notados em 2012 foi que estes tipos específicos de exames atingiram mais mulheres na faixa-etária de risco – no caso da mamografia, acima de 40 anos e do papanicolau, mulheres com a vida sexual ativa, as quais são orientadas a fazerem os exames anualmente.

“O ano de 2012 foi muito bom, pois obtivemos excelentes resultados, principalmente com a redistribuição de exames para quem de fato precisa, facilitando acesso aos mesmos nos municípios do interior, que estão mais estruturados na atenção básica”, destacou Marília.

Ela também destaca que foram realizadas ações rotineiras, como palestras em escolas e empresas público-privadas, em parceria com as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed). Foram 107 no total, as quais atingiram cerca de quatro mil pessoas em Manaus

Ainda no âmbito educativo, durante as atividades foram distribuídos 5,6 mil folders nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas e empresas e 33,9 mil formulários/requisições padronizados para os Exames Citológico do Colo Uterino (preventivo) e de mamografia nas UBS.

A FCecon também participou de quatro campanhas educativas e 13eventos à convite de outros órgãos, quando foram abordados os “Fatores Externos de Risco do Câncer” e distribuídos materiais didáticos e educativos para os presentes.

Segundo Marília, o aumento do número de exames preventivos realizados pela população feminina reflete a importância das mobilizações realizadas no decorrer do ano, como as alusivas ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a qual ocorreu no Largo do Mestre Chico; no dia 31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco -, quando a abordagem ocorreu no Parque Ponte dos Bilhares com a distribuição de materiais didáticos/educativos e a participação do grupo ciclístico Pedala Manaus com o Alerta “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”; no dia 29 de Agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo -, com a ação conjunta entre a Semsa e a FCecon, na qual estiveram reunimos professores e alunos da rede pública de ensino e foi realizado o “3º Concurso Sobre o Tabagismo”, no Parque Municipal do Mindú, entre outras.

Uma das ações que mais tiveram destaque foi o “Outubro Rosa”, ocorrido no mês de outubro, simultaneamente, em várias cidades do Brasil e do mundo, e que sinalizou a luta contra o câncer de mama. No Amazonas, teve a peculiaridade de abordar o combate ao câncer de colo uterino, já que o Estado figura como o de maior incidência no País no que diz respeito à doença.

Além da realização de uma caminhada sobre a Ponte Rio Negro, que reuniu milhares de pessoas e teve a participação de Organizações Não Governamentais (ONGs) e da primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz.

Em seguida, a ponte, o teatro Amazonas e outros prédios públicos da cidade e do interior foram iluminados de rosa, cor símbolo da luta contra o câncer de mama. O mês teve uma extensa programação, com palestras, sensibilização, corpo a corpo com a população, entre outros, e foi encerrado com uma pedalada por Manaus, que teve à frente o grupo Pedala Manaus e contou com a presença de 300 pessoas, aproximadamente.

Publicado em: 11/01/2013