Atividade alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer reúne centenas de pessoas na Ponta Negra

Com a participação de centenas de pessoas, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), promoveu, na última quarta-feira (26), no Complexo Turístico da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, uma atividade alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado hoje (27/11), em todo o País.

A ação contou com a distribuição de aproximadamente 500 kits com materiais educativos que continham informações sobre os fatores de risco do câncer, além de camisetas e squeezes (garrafas para armazenar líquidos). Atividades recreativas e esportivas, conduzidas pela equipe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (Dpcc) da FCecon, como corrida pedestre, ciclística, corrida com saco e brincadeira da cadeira, tiveram a adesão de crianças e adultos que passavam pelo local. Os vencedores foram premiados com medalhas.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi instituído com a finalidade de mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais no controle do câncer e, este ano, tem como tema “A informação pode salvar vidas”. Segundo  o diretor-presidente da FCecon, pneumologista Edson de Oliveira Andrade, a atividade faz parte de um calendário anual, que visa, principalmente, levar informações sobre o câncer, seus fatores de risco e prevenção, à população local.

“Como unidade hospitalar de referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental, a instituição tem a obrigação social de levar este tipo de informação às pessoas, orientando-as sobre os exames preventivos e o estilo de vida ideal para evitar o desenvolvimento da doença – com a adoção de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Quanto mais cedo a conscientização é iniciada, maiores as chances de se obter bons resultados no futuro. Por isso procuramos realizar abordagens educativas que envolvam pessoas de todas as faixas etárias, uma vez que o câncer não escolhe idade”, frisou.