Ampliação de pesquisas garantiu recursos na ordem de R$ 433 mil à FCecon em 2012


O ano de 2012 foi marcado pelo fortalecimento das ações de Ensino e Pesquisa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), que ampliou seu quadro de pesquisadores em quase 30%, chegando a 122, os quais desenvolvem, individualmente ou em conjunto, 53 trabalhos científicos na instituição, 12,8% a mais que em 2011.

A evolução no campo da pesquisa teve o importante incentivo do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), órgão que fomenta este tipo de atividade e que destinou, só no ano passado, mais de R$ 433,4 mil para a instituição, segundo informações da Diretoria de Ensino e Pesquisa da fundação (DEP). “Na FCecon, todo o investimento em pesquisa visa exclusivamente o bem-estar e o tratamento dos pacientes”, frisou o diretor-presidente da fundação, Dr. Edson de Oliveira Andrade.

De acordo com a diretora do DEP, Dra. Kátia Luz Torres, as pesquisas, em geral, são voltadas para o aumento do conhecimento sobre o tratamento, diagnóstico e prevenção do câncer, e já vêm apresentando resultados que visam proporcionar melhorias nos serviços de assistência em oncologia.

Outro avanço, segundo ela, é a continuidade do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/FCecon), que foi ampliado ano passado, passando de 20 bolsas, em 2011, para 36, em 2012. A iniciativa beneficia estudantes da área da saúde com interesse neste campo.

“Houve a formalização dos Termos de Acordo de Cooperação Técnica com instituições de ensino e, com isso, foi possível a cobrança de contrapartidas de forma a proporcionar melhorias na infraestrutura da biblioteca, além do oferecimento de benefícios aos colaboradores da Fundação Cecon junto às respectivas instituições de ensino”, ressalta Kátia.

O credenciamento da nova residência em ‘Cirurgia de Cabeça e Pescoço’ e a manutenção das residências em Cancerologia Cirúrgica e Oncologia Clínica também contribuíram para a ampliação das atividades de ensino da instituição, que passaram “por um processo de consolidação e organização gerencial buscando qualificar a FCecon para o futuro credenciamento como Hospital de Ensino junto aos Ministérios da Saúde e da Educação”, assegurou Kátia.

Ela também destaca a participação da FCecon na ‘Rede de Genômica em Saúde’, a qual proporcionará avanços tecnológicos em oncologia molecular; e o início das atividades do ‘Pesquisador Sênior’ junto aos grupos de pesquisa.

No campo do treinamento e qualificação de profissionais, a fundação realizou 13 videoconferências para a troca de experiências e conhecimentos com profissionais de fora, por meio programa Qualiti, oferecido pelo Hospital HCor.

“Em 2012 houve um crescimento do número de pessoas que participaram das atividades de treinamento e ensino oferecidas pelo Departamento de Ensino de 10%, totalizando 1582 participantes, dos quais 527 são colaboradores da Fundação Cecon”, explicou Kátia Luz Torres.

O grupo acadêmico que realizou estágio nas diversas áreas da saúde na fundação também evoluiu em 15%. A média mensal passou de 102 estudantes, em 2011, para 118 ano passado. “Já o número de estudantes de medicina, especificamente, que passou por internato no hospital aumentou em 29%, passando de 52 para 67 por mês de um ano para o outro”, concluiu Kátia.

Publicado em: 17/01/2013