Ações de combate ao fumo atingem duas mil pessoas em Manaus

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), promoveu, na última quinta-feira (29), em parceria coma Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atividades alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado dia 31 deste mês. Segundo informações do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (Dpcc) da instituição, foram abordadas aproximadamente duas mil pessoas.

Equipes do Dpcc da FCecon e da Semsa, estiveram em três PACs (Pronto Atendimento ao Cidadão): Compensa, Alvorada e Educandos, onde foram distribuídos materiais informativos e educativos sobre os males ocasionados pelo fumo e sobre os fatores do risco do câncer.

Também foram realizados testes de Fargestron – que mede o nível de nicotina no organismo – e de monóxido de carbono, bem como, inscrições para tratamento dos dependentes que desejam deixar o vício.

Segundo a assistente social da FCecon, Alexandra Oliveira, a programação continuará nesta sexta-feira (30), com a realização da 5a edição do Concurso Sobre o Tabagismo nas Escolas Públicas de Manaus. O evento ocorre a partir das 9h, no auditório da Prefeitura Municipal, (avenida Brasil, zona Oeste ), a partir das 9h.

Impostos

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), novos estudos corroboram a tese de que a elevação de impostos sobre o cigarro, e o consequente aumento de preços, é um forte indutor da redução do consumo de tabaco. De acordo com esses estudos, que serão apresentados dia 30, em evento promovido pela Organização Pan-americana da Saúde, os impostos sobre cigarros no Brasil subiram 116% (acima da inflação) entre o fim de 2006 e o fim de 2013. Como consequência direta, a venda de cigarros no País sofreu uma queda de 32% no período. O número de fumantes diminuiu 28% nos últimos oito anos.

A relação direta entre o aumento dos preços e a queda do consumo de cigarros e das mortes por doenças relacionadas ao tabaco já havia sido estabelecida por levantamento recente do INCA. Entre 1989 e 2010, as políticas públicas para a redução do tabagismo no Brasil resultaram em uma diminuição de quase 50% da prevalência de fumantes, sendo que o aumento de preços dos cigarros respondeu por quase metade dessa diminuição, o que evitou cerca de 420 mil mortes.

Publicado em: 02/06/2014.