Servidora da FCecon participa de treinamento em hospital de referência nacional

Farmacêutica Celina Guimarães
Farmacêutica Celina Guimarães durante curso no Albert Einstein

Para contribuir com o gerenciamento de medicamentos no serviço de Farmácia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), a farmacêutica Celina de Jesus Guimarães participou da 3ª edição do curso de ‘‘Capacitação em assistência farmacêutica para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) com o uso da simulação realística”.

O curso foi realizado na última segunda-feira (4/02) e terça-feira (5/02) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, que é referência em tratamentos com tecnologia de ponta e atendimento humanizado no Brasil. A capacitação faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no SUS, do Ministério da Saúde (MS), instituído pela Portaria 1214/GM/MS/2012.

Conforme Celina Guimarães, outros farmacêuticos da FCecon também passaram pelo treinamento em edições anteriores no Centro de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein. Ela explicou que o curso é voltado para farmacêuticos do SUS que trabalham em serviços da área hospitalar, urgência e emergência, oncologia e atenção psicossocial, além de outros, com carga horária de 16 horas, cujo objetivo é aprimorar processos nas ações de serviço de saúde, de forma segura e responsável.

“A simulação realística é uma metodologia de treinamento inovadora, na qual os farmacêuticos vivenciam cenários do cotidiano hospitalar, ou seja, simulação de situações reais pelas quais passam quem trabalha em uma unidade de saúde oncológica, como é o caso da FCecon, que é referência no tratamento de neoplasias na região Norte”, frisou.

Processo seletivo – As inscrições para o curso ocorreram no período de 30 de novembro a 20 de dezembro de 2018, via internet, pelo site do próprio hospital. Os critérios de seleção envolveram a análise de ficha de inscrição, documental e ordem de inscrição.