Serviço Social da FCecon implanta projeto para facilitar acesso de usuários

Observando a alta demanda em busca de informações por parte dos pacientes, as estagiárias do setor de Serviço Social da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), criaram um projeto para esclarecer dúvidas de usuários recém-chegados à Fundação. O “Conheça a FCecon” foi implementado na manhã desta quarta-feira (8/5), no Ambulatório da Fundação, com entrega de panfletos e orientações.

A iniciativa visa desmistificar o ambiente hospitalar, para que paciente e acompanhante conheçam um pouco da estrutura da instituição. A ação visa também ajudar aqueles que fazem tratamento no hospital e seus familiares a localizar os setores aos quais forem encaminhados, por meio de uma visita acompanhada. Conheça a FCecon

As universitárias do 7º período do curso de Serviço Social do Centro Universitário Fametro, Elisandra Gomes, Meiriane Soares e Taiane Oliveira, criaram o projeto para aplicar na Fundação. O trabalho, que contou com a coordenação e supervisão das assistentes sociais Eliene Bueno, Keyth Bentes e Maria Célia Viana, também servirá como atividade acadêmica. Na faculdade, as alunas foram orientadas pela professora Auziene Leal.

A assistente social e uma das supervisoras do projeto, Eliene Bueno, explica que o projeto nasceu com a necessidade de levar informação aos usuários que chegam desorientados na FCecon. “O que a gente quer com o projeto é que as pessoas que chegam pela primeira vez na Fundação Cecon tenham conhecimento sobre esse novo vocabulário que elas vão encontrar aqui e orientá-las sobre os setores aos quais forem encaminhadas”, ressaltou.

Conhecendo a Fundação – As visitas aos setores acontecerão duas vezes por semana, todas as segundas e quartas-feiras, no horário das 10h às 11h. Quem quiser participar da expedição precisa ir até o Serviço Social e realizar sua inscrição. Com o número de dez participantes, entre pacientes e acompanhantes, a finalidade do “Conheça a FCecon” é promover acolhimento e, principalmente, conhecimento sobre a importância de cada setor durante o tratamento.

Os setores a serem visitados são: Urgência, Quimioterapia, Radioterapia, Cuidados Paliativos, Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Patologia, Fisioterapia, Imagenologia, Ouvidoria, Triagem, Serviço de Atendimento Médico e Estatístico (Same), Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC), Ouvidoria e Unidade de Internação e Arquivo.

Paciente há seis meses na Fundação, a venezuelana Noris Maria Gonzalez, de 57 anos, que faz tratamento de câncer no ovário, diz ter sido bem recebida na instituição e acredita que o projeto será benéfico aos pacientes. “É um projeto bom. Desde que eu cheguei na FCecon, sempre fui bem tratada. O Serviço Social é um dos setores solicitados durante o tratamento que me ajudou muito, e essa ideia de interação é muito boa’’, afirmou.Conheça a FCecon 2

Serviço Social – Os atendimentos do Serviço Social da FCecon tiveram um aumento de 15% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 2.497 pessoas foram recebidas no setor.

O Serviço Social da instituição busca a garantia dos direitos dos pacientes e acompanhantes aos serviços de saúde, dispondo de trabalho multidisciplinar com os demais setores. O setor oferece ainda orientações acerca das normas e rotinas da FCecon, como esclarecimento quanto a benefícios assistenciais, direitos trabalhistas e previdenciários, além de encaminhamentos.

Texto e fotos: Beatriz Costa / Estagiária FCecon