Programação do Outubro Rosa inclui mais de 30 atividades

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), tem programadas cerca de 30 atividades inseridas na campanha Outubro Rosa, que serão desenvolvidas, ao longo do mês, junto a entidades parceiras e profissionais da área da saúde. Entre elas, estão eventos esportivos, palestras e encontros online voltados à conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo uterino.

“A ideia é criarmos diversos canais para que a população acesse a informação sobre a prevenção e os fatores de risco do câncer. Assim, além dos encontros que ocorrem rotineiramente, promovidos pela equipe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (Dpcc), e que são intensificados nesta época do ano, também viabilizaremos um espaço virtual para tirar as principais dúvidas das mulheres”, explicou o diretor-presidente da Fundação, pneumologista Edson de Oliveira Andrade.

De acordo com a chefe do Dpcc e presidente da ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer, enfermeira Marília Muniz, nos últimos dias, sete atividades foram desenvolvidas, entre elas palestras no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea/AM), na empresa de transportes Eucatur, no Comando de Aeronáutica do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), na Unidade Prisional Semiaberta Feminina de Manaus – através do Projeto de Extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além de um aulão de prevenção na academia Cagin, entre outras.

Estão programadas palestras educativas na Fiocruz, Conab, Petrobas, e em outras entidades públicas e privadas. Entre os dias 11 e 15, haverá o I Encontro Supere o Câncer de Mama, via Web. Através do site supereocancer.com/encontro, a população poderá tirar dúvidas pela internet com profissionais das mais diversas áreas. Entre os palestrantes confirmados, estão o idealizador do projeto, cirurgião oncológico Gedegilson Moisés, os mastologistas Jesus Pinheiro e Lilian Guimarães, a oncogeneticista Sônia Tereza, a advogada Gláucia Soares, entre outros.

“Cada dia serão apresentadas uma média de quatro palestras, além de depoimentos de mulheres que superaram o câncer. A atividade é gratuita, bastando a inscrição no site para garantir o acesso. No ato da inscrição, a programação será enviada por e-mail aos participantes. Um link também será disponibilizado para as dúvidas, que serão respondidas posteriormente pelos profissionais palestrantes”, explicou Gedegilson Moisés. O evento recebe o apoio da FCecon e das ONGs Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Esporte
No dia 25, a unidade promove, em parceria com o grupo Jungle SUP, de Stand Up Padlle, o SUP Rosa, na estrada da Praia Dourada, Tarumã, Zona Oeste. O horário será confirmado ainda nesta semana. O encerramento da campanha será no dia 28, às 18h30, com a Caminhada das Vitoriosas, na Ponta Negra, na mesma zona de Manaus. “A atividade esportiva comprovadamente ajuda a prevenir diversas doenças, entre elas, o câncer. Por isso, todos os anos incluímos na programação da campanha eventos esportivos, em parceria com grupos das mais diversas categorias”, concluiu o diretor-presidente da Fcecon, Edson Andrade.