Profissionais da saúde recebem palestras de atualização durante a 5a Jornada de Radiologia da FCecon

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), promoveu, no último sábado (07/03), a 5a Jornada de Radiologia da instituição, evento que já se tornou tradição na unidade hospitalar, e que tem como foco a atualização de profissionais da área sobre novas técnicas e métodos de análise de imagens. Participaram do evento cerca de 120 pessoas, entre estudantes, médicos e técnicos de radiologia.

A atividade ocorreu entre 8h e 18h, no auditório da FCecon, localizada na rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. Segundo a gerente do Serviço de Imagenologia da instituição, médica radiologista Sabrina Bianco, ao todo, foram ministradas dez palestras ao público, cada uma com cerca de meia hora. “Os palestrantes foram profissionais da própria FCecon e convidados de outras unidades de saúde. O evento foi aberto aos públicos interno e externo e tivemos uma adesão significativa este ano”, destacou.

De acordo com ela, alguns dos temas abordados foram: “O posicionamento na radiografia de tórax”, “Novos conceitos em bi-rads (categoria utilizada paca a classificação de doenças mamárias)”, “Novas aplicações na densitometria óssea”, “Técnicas tomográficas para neoplasias de pâncreas”, entre outras. “O público inscrito também pôde participar de uma aula sobre as inovações no campo da radioterapia”, explicou, complementando que o tratamento é um dos ofertados gratuitamente pela FCecon, unidade de referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental.