Profissionais da FCecon participam de reunião virtual sobre programas de Navegação

As diretrizes e melhorias para o funcionamento dos “Programas de Navegação nos Serviços de Saúde” foram a tônica de uma reunião, que ocorreu neste domingo (02/08), por videochamada, entre médica e enfermeiras da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e a supervisora de Enfermagem e Operações dos Ambulatórios do Hospital Santa Rita, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), Fernanda Pautasso.

Na FCecon, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), a “Navegação em Enfermagem” foi implantada em maio de 2019, no serviço de Mastologia, e beneficiou 2.158 pacientes. O projeto tem como objetivo facilitar o percurso da paciente de forma a dar andamento ao tratamento, favorecendo a entrada na instituição, o caminho que precisa percorrer para fazer uma cirurgia e exames pré-operatórios.

A coordenadora do serviço de Quimioterapia da FCecon, enfermeira Edilene Duarte Varela, pontua que o encontro virtual seguiu as orientações das autoridades sanitárias do país e do mundo, que recomendam o isolamento social como forma de conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19). Na ocasião, segundo ela, discutiu-se a implantação dos Programas de Navegação nos serviços de saúde, os quais devem ser planejados e personalizados às necessidades dos pacientes.

“Falamos sobre a personalização do serviço ao paciente por meio da Escala de Avaliação de Necessidades de Navegação (EANN), e quem pode ou não atuar como ‘navegadora’, conforme a escala. O assunto é abordado por meio de um artigo publicado este ano por Pautasso, no qual argumenta em quais situações o paciente pode ou não ‘navegar’”, pontua Varela, que acrescenta que o encontro contou com a presença da gerente do serviço de Mastologia, médica Hilka Espírito Santo.

Navegação em Enfermagem – De acordo com a Enfermeira Navegadora Tereza Farias, o serviço de “Navegação em Enfermagem”, na Fundação Cecon representa o acolhimento e a humanização dentro do hospital. “A reunião proporcionou um olhar ainda mais diferenciado aos pacientes que fazem uso do serviço, reforçando a funcionalidade e agilidade do mesmo”, destaca.

Escala de Necessidade (EANN) – Conforme a enfermeira do serviço de Quimioterapia, Ellen Freitas, a escala de necessidades de navegação (EANN) será aplicada em um projeto de pesquisa na 10ª edição do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/FCecon). Ela explica que a escala consiste em perguntas variadas feitas aos pacientes e de acordo com a resposta, o mesmo é classificado quanto à necessidade de navegação.

“Pretendemos com a pesquisa verificar o impacto do serviço de Navegação em Enfermagem na unidade hospitalar, no período da pandemia e pós-pandemia. Entendemos que é importante saber qual o nível da necessidade de navegação dos nossos pacientes para, assim, garantir um resultado acurado na pesquisa”, destaca Freitas.

Texto: Luís Mansueto/FCecon

Fotos: Divulgação/FCecon