Profissionais da FCecon orientam população sobre prevenção e controle do câncer

Temas como ações preventivas e diagnóstico precoce pautaram as discussões, ontem, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Segundo o diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Dr. Edson Andrade, enquanto nos homens o câncer de próstata tem maior incidência, nas mulheres, o que prevalece são os casos de mama e colo de útero.

Contudo, medidas simples podem evitar que essas doenças cheguem ao estágio avançado ou até que se manifestem. O diretor-presidente explica que o câncer de próstata pode ser prevenido a partir do exame do toque retal e teste de sangue PSA.

No caso da mama, o qual acomete 17 mulheres a cada 100 que tem a doença detectada na fundação, o diagnóstico precoce é a melhor opção, e pode ser feito por meio de mamografia ou a partir do auto-exame. Já o de câncer de colo uterino, que atinge em média 52 mulheres a cada grupo de 100, conforme o Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da FCecon, pode ser evitado com o exame colpocitológico, conhecido popularmente como Papanicolau.

Palestra

Na manhã de ontem, integrantes do DPCC realizaram palestra, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), para mais de cem representantes dos municípios do interior do Estado. Propostas para intensificar as ações voltadas à atenção oncológica foram discutidas após a apresentação de dados sobre cada município. O evento fez parte do encerramento do “Encontro com Profissionais da Atenção Básica de Saúde de todos os Municípios do Amazonas”.

Assuntos relacionados ao Comitê Estadual Responsável pela Fase de Intensificação do Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero e Mama, instituído no último dia 21, por meio da portaria nº 0329, também foram colocados, tais como o Plano de Ação para a Redução da Incidência e Mortalidade por Câncer de Colo de Útero no Amazonas.

Outro dado relevante exposto durante a apresentação pela coordenadora estadual da Atenção Oncológica e chefe do DPCC, enfermeira Marília Muniz, foi a produção de mamografias por faixa etária. Nos anos de 2008 e 2009 foram produzidas 2.651.734 e 3.102.120 mamografias respectivamente, das quais 47,1% e 48,2% foram realizadas na faixa etária de 50 a 69 anos. Ela destacou que o pequeno aumento no número de mamografias em relação à população alvo nas regiões Norte, Sudeste e Sul, demonstraram o esforço em qualificar a oferta de exames.

Paralelo à palestra, foi realizada, entre 9h e 11h, panfletagem no ambulatório da FCecon, onde centenas de pessoas, entre pacientes e acompanhantes, receberam orientações sobre como evitar o câncer. Conforme o diretor-presidente da Fundação Cecon, entre as maiores causas de neoplasia no mundo está o tabagismo. De acordo com ele, para cada pessoa com câncer de pulmão não fumante no mundo são contabilizados 22 fumantes com a doença. Além disso, o tabagismo contribui para a aquisição de outras neoplasias, tais como de colo de útero e boca.