Pesquisa é publicada em revista científica nacional

O objetivo é implantar uma nova metodologia de avaliação em pacientes com dor crônica

Doenças avançadas frequentemente estão associadas a algum tipo de dor ou desconforto físico. No caso do câncer, a dor aparece como um sintoma que significativamente afeta a qualidade de vida do paciente. Com o objetivo de estabelecer uma nova forma de avaliação desses pacientes, a fisioterapeuta Vânia Maria Cavalcante de Araújo, da Fundação Cecon, desenvolveu a pesquisa “Avaliação biomecânica funcional em pacientes do Ambulatório de Dor da Fundação Centro de Controle de Oncologia”. O artigo resultado da pesquisa foi publicado recentemente na Revista “Dor: Pesquisa, Clínica e Terapêutica”, órgão oficial de divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor.

O estudo, feito em 2008 com 110 pacientes da Fundação Cecon, com idades entre 20 e 80 anos, foi realizado para servir de base em uma nova metodologia de avaliação. Dessa forma, foi possível perceber, por exemplo, quais movimentos do dia-a-dia dos pacientes com câncer – caminhar ou vestir uma peça de roupa, por exemplo – ficavam comprometidos em função da dor crônica causada pela doença.

De acordo com a fisioterapeuta, os pacientes primeiro passavam por uma entrevista. O objetivo era saber a localização da dor, a qualidade do sono desse paciente, os medicamentos que eram utilizados etc. “Depois, eles eram convidados a fazer uma série de movimentos como sentar, levantar, caminhar, subir e descer uma escada”, explica.

O estudo também contou com a colaboração de outros profissionais da FCECON, como as fisioterapeutas Vanessa Chaves Barreto, Eronildes Augusto dos Santos e Júlia Guimarães Fernandes, a acadêmica de Medicina Vanessa Lins de Menezes e a médica anestesiologista Mirlane Guimarães de Melo Cardoso, responsável pelo Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos da Fundação.

Objetivos e Resultados

A avaliação aplicada nos pacientes da FCECON foi baseada em um método semelhante usado no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP) e se mostrou eficaz na detecção de alterações no desempenho de tarefas rotineiras. As informações contribuem para a utilização de diferentes tipos de tratamento, em cada caso, e para o acompanhamento da evolução dos estágios da doença.

Vânia destaca ainda que o principal objetivo do serviço de fisioterapia nos pacientes com câncer é permitir que ele seja independente para realizar diversas atividades da vida diária. “A partir dessas avaliações vamos verificar os movimentos comprometidos e trabalhar em cima disso, ou para recuperar esses movimentos, ou para propor alternativas em que os pacientes não precisem de outras pessoas”.

Terapia da Dor

Além do tumor em si, a dor crônica também pode surgir em função das intervenções cirúrgicas para a retirada dos tumores e dos tratamentos quimioterápico e radioterápico. O objetivo do Serviço de Terapia da Dor da Fundação Cecon é manter (ou resgatar) a qualidade de vida dos pacientes que, em função da dor crônica, sofrem limitações na movimentação, na agilidade, e nas atividades diárias.

Essas limitações acabam comprometendo a saúde psicológica dos pacientes e, por sua vez, o tratamento principal do câncer. De forma que a equipe de terapia da Dor é composta com uma equipe multiprofissional que busca realizar um tratamento global aos pacientes.

O resumo do artigo está disponível no site da Revista DOR. Para ter acesso ao artigo completo o e-mail para contato é vania_maria_1@yahoo.com.br.