“”Outubro Rosa”” chama a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e útero

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), por meio do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC), realiza, no próximo dia 4, o “Outubro Rosa”, evento mundial que acontecerá pelo oitavo ano consecutivo no Estado e tem por objetivo chamar a atenção da população quanto à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino. Às 18h (horário local), municípios do Amazonas, simultaneamente a outras cidades brasileiras, iluminarão prédios e monumentos com a cor rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama.

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Amazonas deve registrar 2.590 novos casos de câncer em mulheres em 2011, dos quais 870 serão de mama e colo uterino, o equivalente a 32% do total. Pensando nessa realidade, as atividades serão voltadas ao público feminino, que, segundo o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), soma 1.730.806 no Estado.

O “Outubro Rosa” foi criado em 1997, na nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA), e se caracteriza por colorir de rosa ambientes de acesso público. Tradicionalmente, o evento tem sido marcado pela iluminação de prédios e monumentos. Em anos anteriores, o movimento levou a cor rosa a edifícios como o Teatro Amazonas, prédio histórico localizado no Centro de Manaus.

Na capital amazonense, estão confirmadas as iluminações nos seguintes locais: FCecon (Dom Pedro, Zona Centro-Oeste), Assembleia Legislativa do Amazonas (avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga Recife), Arena Amadeu Teixeira (Dom Pedro), Instituto Dona Lindú (avenida Mário Ypiranga Monteiro e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em alguns desses locais haverá distribuição de material educativo.

Além disso, Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) também participará do movimento este ano, iluminando o Bumbódromo e o Centro de Saúde Waldir Viana. Outros municípios a participarem são Coari (a 370 quilômetros da capital), cujos pontos a serem iluminados são o Cristo Redentor e a Policlínica; Borba (distante 150 quilômetros de Manaus), com a Estátua de Santo Antônio e o novo hospital da cidade. Manacapuru, Maués e Tabatinga também confirmaram, mas os locais ainda estão sendo definidos.

“Além da iluminação conjunta, cada município terá uma agenda diária voltada às causas câncer de colo do útero e mama, tais como: realização de exames preventivos, mamografias, palestras educativas, entre outros”, explica a diretora do DPCC, enfermeira Marília Muniz.

Ação se estende às presidiárias

Como parte da programação do “Outubro Rosa”, informa Marília, dia 13 de outubro as detentas do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa (anexo), localizadas na BR-174 (Manaus – Boa Vista) e Centro de Manaus, respectivamente, realizarão seus exames preventivos (Papanicolau) e mamografias, e poderão participar de palestras educativas sobre o câncer de colo uterino e de mama.

Além disso, fará parte da programação do “Outubro Rosa”, dia 28 de outubro, o “Treinamento para preenchimento de dados nos formulários padronizados do Siscolo (Sistema de Informações do Câncer do Colo do Útero) e Sismama (Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama)”, voltado para profissionais das UBS que realizam a coleta do exame citológico do colo uterino e solicitam exames de mamografia.

Ela informa que no mês de setembro haverá, ainda, uma atividade que antecederá o evento: o “1º Encontro de lideranças do movimento de mulheres amazonenses para o controle do câncer de colo de útero e câncer de mama do Amazonas”, que acontece dia 22, no auditório da FCecon, no 3º andar do prédio localizado na rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste.

Estatística

De acordo com estimativa do Inca, feita a cada dois anos, em 2011, 4.780 novos casos de câncer de tipos variados serão diagnosticados no Amazonas, exceto de pele. Desses, 54,2% atingirão as mulheres. No caso específico do câncer de mama, o órgão aponta 310 novos casos (12% do total entre o sexo feminino). Em todo o país o dado é ainda mais alarmante: 49.240 novos casos da doença. Já o câncer de útero deve acometer 560 mulheres no Estado e 18.430 no Brasil.

Na Fundação Cecon, a estatística aponta 1.426 neoplasias malignas diagnosticadas em 2009 e 1.172 em 2010, apresentando uma redução de 17,8% entre um ano e outro. O Setor de Estatística mostra que, no caso do câncer de mama, foram registrados 324 novos diagnósticos em 2009 contra 248 no ano passado. A redução foi de 23,5%. Já o câncer de colo uterino passou de 218 casos em 2009 para 205, redução de 6%.