Internos do sistema prisional confeccionam e entregam 200 próteses mamárias a pacientes da FCecon

Uma iniciativa inédita do Governo do Amazonas garantiu a doação de próteses mamárias externas a mulheres mastectomizadas e em tratamento contra o câncer na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), internos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) – e integrantes do programa Trabalhando a Liberdade – confeccionaram 200 próteses de mamas para doação.

O projeto nasceu de uma ideia da ONG nacional Mamas do Amor, que surgiu com a possibilidade de confecção de próteses externas com alpiste e meias três quartos femininas.

“Mais uma vez, mais um gol de ouro nosso, e graças a Deus, o [projeto] Trabalhando a Liberdade está trazendo mais uma oportunidade de esperança, de autoestima para essas pessoas que foram mastectomizadas e que infelizmente tiveram essa doença e tiveram que retirar o seio. Essa é uma oportunidade de nós, juntamente com a ONG Mamas do Amor, de resgatar essa busca pela autoestima dessas pessoas”, afirmou o coronel André Luís Barros, secretário adjunto da Seap.

Confecção das mamas – Segundo a Seap, pelo menos oito reeducandos participaram da confecção do material diariamente durante o mês de outubro, por meio do programa Trabalhando a Liberdade, iniciado na atual gestão do Governo do Estado, que garante um dia de remissão da pena para cada três dias de trabalho.

“A gente deu início agora em outubro à confecção, diariamente, e é uma gotinha de esperança que a gente leva para as mulheres mastectomizadas e que visa aumentar a autoestima daquelas mulheres que, muitas vezes, estão deprimidas por conta da perda da mama. Os internos produzem com a esperança de um amanhã melhor e colocar o sorriso no rosto dessas mulheres”, afirmou a assistente social Idilva Gondim, que acompanha o projeto no Compaj.

Para os internos, a possibilidade de levar alegria e autoestima a mulheres com câncer foi o verdadeiro motor da ação.

“Para nós, que estamos participando desse projeto como parte do Trabalhando a Liberdade, isso é algo muito significativo porque, além de trazer esperança para as nossas vidas, que nós estamos fazendo coisas boas, vai levar também para essas mulheres que passam por um momento difícil de suas vidas, um pouco de alegria e a felicidade de poder ter algo que muitas vezes não é permitido a elas. Nós estamos trabalhando, dedicando com amor para que elas venham a receber essas próteses e sejam beneficiadas”, afirmou um dos reeducandos do projeto.

Entrega – As 200 próteses confeccionadas foram entregues na sede da FCecon nesta quarta-feira (03/11). Durante a cerimônia, pacientes mastectomizadas puderam receber da mão dos internos uma dose de esperança e autoestima.

“A coisa mais importante é a gente entender que essa doação tem uma história muito linda, uma história de quem já teve o câncer, cria uma ONG e leva a ideia de se doar essas próteses, porque as pessoas não têm condições de comprar até um sutiã, quanto mais uma prótese. Então, parabéns, nós estamos assim radiantes hoje na Fundação, eu estou muito emocionado”, afirmou Gerson Mourão, diretor-presidente da FCecon.

Para quem recebe, fica a emoção e o sentimento de gratidão. A paciente Ângela Maria, de 45 anos, realizou a cirurgia de mastectomia há cerca de um ano e afirmou que a doação é uma alegria para quem precisa sorrir.

“Eu acho muito importante, eu chorei de alegre, porque eu pensei que eu não ia receber um assim. Mas eu agradeço muito a Deus, a gente não tem nem palavras para falar, porque eu fiquei feliz. Eu agradeço muito. Acho que todos nós ficamos felizes, alegres por ter recebido; e a gente agradece eles também, que Deus dê sabedoria para eles, para agradar a gente”, disse.

Texto: Secom

Fotos: Tácio Melo/Secom