Governo do Amazonas realiza 7º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia

O Governo do Amazonas realizou, na noite de quinta-feira (23/11), a abertura do 7º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, considerado o maior evento sobre oncologia da região Norte. Organizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o congresso ocorre de 23 a 25 de novembro, com expectativa de reunir 770 congressistas.

A abertura do evento contou com a palestra magna do Coordenador-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, do Ministério de Saúde, Fernando Maia. O secretário executivo adjunto de Atenção às Urgências e Emergências da SES-AM, Luan Gabriel Pedrosa, representou o governador Wilson Lima na solenidade, que contou ainda com outras autoridades locais.

O Pan-Amazônico é bienal e nesta edição tem o tema “Prevenção, diagnóstico, tratamento, educação e gestão oncológica: uma questão cultural”. O congresso é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), além de outras instituições parceiras.

SUS

Para o diretor técnico da FCecon, Marco Antônio Rocha, o Pan-Amazônico é uma oportunidade para discutir as políticas públicas locais ligadas à oncologia, visto que o câncer, hoje, é a segunda causa de morte no Brasil.

“É importante que esse evento seja realizado aqui, porque nós temos peculiaridades diferentes das outras regiões do país. Fomentar essa discussão de como direcionar as políticas de prevenção e de tratamento de câncer para essa região é fundamental para que possamos ter resultados melhores do que estamos tendo hoje”, destacou Rocha.

Programação diversificada

Em três dias, serão 96 palestras, incluindo especialistas do Amazonas, de outros estados e três internacionais, com três salas simultâneas. O evento é realizado no Hotel Intercity Manaus, zona centro-sul da capital.

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon e presidente do congresso, Kátia Luz Torres, o Pan-Amazônico de Oncologia tem característica multidisciplinar, como é o tratamento oncológico. Por isso, o evento terá uma grande diversidade de temas ligados à oncologia voltado à assistência ao paciente.

“Teremos temas ligados, por exemplo, a melhorar a qualidade de vida do paciente, como tratar a dor oncológica. Também de uma forma futurística, qual a melhor forma de fazer a prevenção do câncer, falar de hábitos de vida que fazem essa prevenção acontecer”, disse Torres.

O congresso terá a apresentação de 89 trabalhos científicos, sendo 12 em comunicação oral e 77 em pôster. Os três melhores trabalhos serão premiados.

Eventos paralelos

Paralelamente ao Pan, ocorre o 7º Congresso de Enfermagem Oncológica, evento tradicional no Amazonas. Nesta edição, serão discutidas novas tendências na enfermagem oncológica, enfermagem em navegação, dentre outros.

O Pan-Amazônico terá, ainda, o lançamento de dois livros, sendo “Comunicação: a Receita que a medicina não prescreve”, de Jefferson Medeiros, e “Guia de orientações nutricionais para pacientes em tratamento oncológico”, de Ábner Paz.

Apoio

Na abertura do evento, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, foi representada pela assessora, Simone Eneida Baçal de Oliveira, que reforçou a importância do apoio da Fundação durante todas as edições do Congresso, especialmente a sétima, que ocorreu através do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).

“A Fapeam tem programas exclusivos para o apoio a eventos de ciência, tecnologia e inovação. O Congresso Pan-Amazônico de Oncologia é um evento exitoso que recebeu o apoio da Fundação em todas as suas edições. E, hoje, o evento é internacional, o que para a Fapeam, é um motivo de muita alegria, porque se trata de uma atividade, que aborda um assunto extremamente importante para a saúde das pessoas, não só do Amazonas, mas de interesse de outras regiões e do mundo”, disse.

 

Texto: Laís Pompeu/FCecon

Fotos: Antônio Lima/Secom