Funcionários da FCecon passam por treinamento de brigada de incêndio

Uso de extintores, tipos de princípio de incêndio e como agir em caso de parada cardiorrespiratória foram algumas das técnicas que funcionários da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) puderam aprender durante o treinamento de brigada de incêndio. Nesta quarta-feira (3), foi realizado o último dia de treinamento teórico. Treinamento brigada de incêndio 2

Os servidores e terceirizados da unidade hospitalar que atuam nos setores de vigilância, cozinha, transporte, enfermagem e contas hospitalares participaram do treinamento, coordenado pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), responsável por ações de prevenção e promoção da saúde do servidor na FCecon, que é ligada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

Foram cinco dias de ensino de conhecimento teórico, com início em 25 de junho, com quatro horas de atividades em cada dia. Os funcionários aprenderam, por exemplo, qual extintor devem usar em caso de princípio de incêndio envolvendo madeira e papéis, assim como o equipamento adequado para os sinistros com líquidos inflamáveis.

Além dos extintores, os servidores receberam orientações sobre os demais equipamentos de combate a incêndio, como hidrantes e sprinklers, que são dispositivos no teto que descarregam água quando for detectado um incêndio. “Falamos sobre todos os equipamentos de proteção coletiva que tem aqui no hospital, para depois, na parte prática, os servidores aprenderem a manusear esses equipamentos”, informou o técnico de segurança do trabalho do SESMT, Wagner Monteiro.

Importância – É obrigatório que as instituições realizem treinamento de brigada de incêndio, seguindo orientações do Corpo de Bombeiros. A atividade, na avaliação de Wagner Monteiro, prepara o servidor a saber agir em casos de acidentes, até mesmo a agir dentro do tempo necessário.

Treinamento brigada de incêndio“Em casos de um princípio de incêndio, o servidor terá o conhecimento de como vai utilizar o extintor, como vai usar a mangueira. É muito importante a participação do servidor. Em casos de princípio de incêndio, tem que agir o mais rápido possível”, destaca.

Primeiros-socorros – Outro importante tema do treinamento são os primeiros-socorros, voltados especialmente às queimaduras, parada cardiorrespiratória (PCR) e tipos de hemorragia.

“O objetivo principal é que os servidores saibam como proceder quando estiverem de frente de uma situação de emergência. É importante saber quais os primeiros passos”, afirma a enfermeira do SESMT, Lidiane Gonçalves.

As técnicas abordadas servirão não somente para ações dos servidores dentro do hospital, como também para ações fora da unidade hospitalar.

Treinamento prático – Os funcionários da Fundação devem receber as orientações práticas no mês de agosto, em uma unidade do Corpo de Bombeiros. Os profissionais que concluírem a atividade vão receber o Certificado de Brigadista da FCecon.

 

Texto e fotos: Laís Motta/FCecon