FCecon ultrapassa marca e realiza mais de 729 mil exames de análises clínicas em 2023

O Laboratório de Análises Clínicas da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado do Amazonas (SES-AM), realizou 729,7 mil exames de análises clínicas entre janeiro e novembro de 2023. O setor teve avanços neste período, como novos equipamentos e a disponibilização dos resultados de exames pela internet.

Os exames laboratoriais são utilizados pela equipe médica da FCecon na avaliação do quadro clínico dos pacientes e na determinação das condutas do tratamento. São realizados pelo laboratório mais de 130 tipos de exames, como os de rotina, urina e de determinação de marcadores tumorais.

Marca

Em 2023, o Laboratório de Análises Clínicas superou a marca de 680 mil exames realizados no ano de 2021, até então o maior quantitativo registrado.

“O Laboratório de Análises Clínicas é um importante setor dentro do tratamento oncológico, onde os pacientes passam rotineiramente. Equipamos e modernizamos o setor, melhorando a qualidade dos serviços, permitindo que mais usuários fossem atendidos em um menor tempo”, destaca o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão.

São atendidos de urgência, enfermarias, ambulatório e quimioterapia.

Tecnologia

A troca dos equipamentos de bioquímica e de imunologia diminuiu o tempo operacional no laboratório, permitindo o aumento dos atendimentos, segundo o gerente do Laboratório de Análises Clínicas, Vanderlei Alves.

“Esses equipamentos possuem novas tecnologias, mais eficientes e mais rápidas, com um alto índice de especificidade e acertabilidade. Tivemos também uma melhoria expressiva na microbiologia, automatizando as nossas uroculturas e hemoculturas, liberando resultados muito mais rápidos, o que nos dá uma flexibilidade para aumentar a quantidade de exames”, explica Vanderlei Alves.

Acesso facilitado

Os pacientes que necessitam realizar exames de sangue, urina e marcadores tumorais, por exemplo, agendam pelo número de Whatsapp (92) 99223-3054. O agendamento prévio permite mensurar a quantidade de usuários que serão atendidos num único dia, facilitando a logística de disponibilização de funcionários para a coleta.

Desde setembro deste ano, os pacientes têm acesso aos resultados de exames de análises clínicas pela internet. Cada paciente tem um único número localizador, que está disponível no comprovante de realização do exame. Este comprovante é entregue ao usuário sempre que ele realiza o exame na unidade hospitalar.

O usuário deve acessar o site da FCecon (www.fcecon.am.gov.br) e clicar no banner “resultado de exames laboratoriais”, localizado no lado direito da página. O paciente também poderá acessar o resultado através do QR-Code impresso no comprovante de realização do exame.

O objetivo é facilitar o acesso do usuário, evitando que ele se desloque até a FCecon para buscar um resultado de exame, assim como garantir o acesso mais célere.

Texto: Laís Pompeu/FCecon

 Fotos: Ludmila Dias/Estagiária FCecon