FCecon terá representante em evento internacional de fisioterapia intensiva oncológica

FIsioterapia intensiva

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), estará representada no Curso Internacional de Exercício Terapêutico em Oncologia, que acontece entre de 25 a 27 deste mês, em Querétaro, no estado de Querétaro de Arteaga, no México. O coordenador de fisioterapia intensiva da unidade hospitalar, Daniel Xavier, foi o único fisioterapeuta brasileiro convidado para o evento. Um dos critérios para a seleção foi a atuação na unidade amazonense, considerada referência em cancerologia na Amazônia Ocidental.

Daniel Xavier, que tem pós-doutorado pela Faculdade da Califórnia (California University – FCE), explica que o Serviço de Fisioterapia Intensiva da FCecon já é considerado referência em todo o País e tem sido procurado por profissionais de fora, que buscam expertise na área. A unidade hospitalar registra, em média, cerca de 1,2 mil procedimentos ao mês só de fisioterapia intensiva, incluindo pacientes em tratamento especializado para combater neoplasias diversas.

Entre os temas listados para apresentação no evento internacional, estão: a evolução funcional dos pacientes oncológicos reabilitados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da FCecon, na fase pós-cirúrgica; a produção e a utilização de aparatos de baixo custo, utilizados no processo de reabilitação de pessoas em recuperação no setor; os protocolos contidos inseridos em um livro recém concluído por Xavier, editado com base nas terapias aplicadas aos pacientes da Fundação, dentro da sua área de atuação; entre outros.

“O livro busca normatizar os protocolos já utilizados na rotina da equipe de fisioterapia intensiva da Fundação Cecon, que conta com o suporte de alunos de pós-graduação e profissionais de outras instituições, os quais buscam conhecimento na área da oncologia”, destacou.

Equador – Daniel também destaca que a experiência na Fundação Cecon o levou a ser convidado para coordenar um curso de pós-graduação em Fisioterapia Intensiva em uma universidade no Equador. As aulas serão ministradas por módulos e o conteúdo levará em consideração a rotina estabelecida na Fundação. “A escolha foi pautada no peso que a FCecon tem, enquanto unidade de tratamento na região, além do destaque que a instituição tem tido na área de Ensino e Pesquisa”, concluiu.