FCecon tem trabalhos de pesquisa apresentados em conferência internacional nos EUA

As discussões mais recentes sobre o Papilomavírus Humano (HPV), responsável pelas infecções precursoras do câncer de colo de útero, é o tema central do 35º International Pappilomavirus Conference (IPVC-2023, sigla em inglês), que ocorre em Washington (DC), nos Estados Unidos (EUA), durante esta semana. A diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Kátia Luz Torres, participa da conferência internacional, onde apresenta trabalhos desenvolvidos na unidade.

O evento reúne pesquisadores renomados que trabalham, por exemplo, com pesquisas sobre interações celulares e moleculares, biologia básica ligada à infecção por HPV, que pode levar a lesões não malignas e malignas de importância de saúde pública. A programação conta com palestras, painéis e debates de medidas de diagnóstico e de prevenção dos tumores relacionados à infecção pelo HPV.

Durante a conferência internacional, a diretora de Ensino e Pesquisa/FCecon irá apresentar dois trabalhos desenvolvidos por ela e pela pesquisadora Heidy Hallana Rondon, também da unidade hospitalar no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), o qual é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Ambas as pesquisas abordam aspectos relacionados à prevenção do câncer de colo de útero na população amazonense.

Destaque internacional

Segundo o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, a apresentação das pesquisas, em âmbito internacional, é uma oportunidade ímpar. Ele pontua que mostra a relevância dos estudos produzidos e os impactos das informações obtidas sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero, que é um dos tumores mais incidentes no estado.

“O Governo do Amazonas tem atuado em várias frentes voltadas para diminuir a incidência do câncer de colo de útero. Podemos citar as campanhas de sensibilização, a vacinação de meninas e meninos e a construção do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu). As obras estão previstas para serem concluídas no 1º semestre deste ano”, salienta Mourão.

Parceria nacional

Além dos dois trabalhos, Katia Torres informa que mais três serão apresentados pelo grupo de pesquisa com o qual a FCecon colabora. Ela disse que os estudos apresentam as metodologias que serão usadas para a execução do projeto “Marco” no Brasil – consórcio internacional que busca eliminar o câncer de colo de útero no mundo. A execução do projeto em parceria com a Fiocruz de Brasília ocorre por meio de um termo de cooperação.

“É uma grande oportunidade participar dessa conferência internacional sobre HPV, pois estão presentes pesquisadores de centros de pesquisa mais relevantes do mundo. Deve-se alertar que outros cânceres também podem ser desenvolvidos por conta desse vírus, mas o ponto central é o câncer de colo de útero”, destaca Torres.

Cooperação internacional

Durante o período de permanência nos EUA, Katia Torres participará de reuniões com os pesquisadores do National Cancer Institute, com os quais a FCecon e a Fiocruz de Brasília colaboram para a execução do projeto “Marco”. Na ocasião, conforme Torres, será feito o planejamento para o esforço mundial para erradicar o câncer de colo de útero.

“A FCecon é o coordenador local. O projeto trará propostas de

 

algoritmos de rastreio, ou seja, outras formas associadas à prevenção e detecção do câncer de colo de útero e de suas lesões precursoras, baseadas em testes de detecção do HPV. Estamos aprimorando os últimos detalhes dessa discussão para iniciarmos, efetivamente, os estudos em Manaus”, finaliza Torres.

 

Texto: Luís Mansueto/FCecon

Foto: Divulgação