FCecon tem projeto aprovado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos da Fapeam

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), foi uma das instituições contempladas pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 009/2018, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O evento científico aprovado foi o 5° Congresso Pan-Amazônico de Oncologia. A relação com os nomes dos 22 pesquisadores foi publicada na quinta-feira (16/5), no Portal da Fapeam, após análise pela Câmara de Assessoramento Científico. Pan Amazônico de Oncologia

O Congresso Pan-Amazônico de Oncologia é um evento científico internacional bienal, organizado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP/FCecon). O evento será realizado no período de 17 a 20 de setembro e terá como tema “Assistência Integrada em Oncologia: Redefinindo a abordagem ao paciente”.

A coordenadora do Pan-Amazônico e diretora da DEP, Kátia Luz Torres, ressaltou que é a primeira vez que o evento científico é classificado como internacional. Ela explicou que essa caracterização deve-se à participação de outros profissionais e instituições que trabalham com câncer de outros países, por exemplo, do Instituto Nacional de Câncer (EUA).

A participação de pessoas e instituições internacionais proporcionará aos pesquisadores e corpo técnico local a aproximação com o que há de inovador no mundo, além de colocar a FCecon no contexto das discussões internacionais. Assim, poderemos melhorar a visão do atendimento do paciente com câncer no Amazonas”, reforçou.

Temas – No Congresso Pan-Amazônico de Oncologia são debatidos temas relacionados ao aprimoramento técnico de profissionais da região Norte, que atuam na área de saúde, principalmente, na assistência ao paciente com câncer. São tratados assuntos variados, como por exemplo, prevenção, diagnóstico, tratamento, enfermagem, cuidados paliativos e nutrição.

O Congresso reúne mais sete eventos científicos associados, como o 5º Congresso de Enfermagem Oncológica da Região Amazônica, o 2º Fórum Multidisciplinar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo Uterino, 2ª Jornada Norte de Cirurgias de Cabeça e Pescoço, 11ª Jornada Amazonense de Anestesiologia, 3º Workshop de Radiologia, 2º Simpósio de Ética e Bioética e o 1º Simpósio de Nutrição Oncológica.

Texto: Luís Mansueto