FCecon registra aumento no número de cirurgias oncológicas em 2014

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), registrou um aumento significativo de 65,4% no número de cirurgias oncológicas de grande porte, em 2014, passando de 1.052, no ano anterior, para cerca de 1.740. Dados estatísticos também apontaram acréscimo no número total de procedimentos cirúrgicos, que passou de 2.295, em 2013, para 2.350, ano passado, incluindo os de pequeno, médio e grande portes.

“Em 2013, as cirurgias de grande porte, ou seja, as mais complexas, representavam 45,8% do total de procedimentos cirúrgicos oncológicos realizados na instituição. No último ano, este número passou para quase 66%”, destacou o pneumologista Edson de Oliveira Andrade, diretor-presidente da instituição, hoje reconhecida como referência no diagnóstico e tratamento do câncer na Amazônia Ocidental.  O restante, referente a 2014, foi distribuído da seguinte forma: 34,2% de médio porte e 0,2% de pequeno porte.

De acordo com ele, em 2015, a expectativa é que a oferta de cirurgias seja ampliada ainda mais, considerando a aquisição, já autorizada pelo Governo do Estado, via Susam, de seis novos equipamentos de anestesia, além da revitalização do Centro Cirúrgico do hospital, que está sendo programada.

Mulheres são a maioria

Andrade explica que, em 2014, os procedimentos, em sua maioria, foram realizados em mulheres. “Mais de 66% das cirurgias são em pacientes do sexo feminino.  Já em 2013, foram 1.546 (67,4) cirurgias em mulheres e 749 (32,6) em homens. Entre as cirurgias oncológicas de grande porte, realizadas no hospital, estão as mastectomias,   aplicadas a mulheres com câncer de mama, e que podem ser radicais totais ou parciais – retirada da mama inteira ou parte dela -, as histerectomias – retirada do útero ou parte dele -, entre outras. Entre os homens, as cirurgias relacionadas ao câncer de próstata, como a prostatectomia radical, estão entre as mais comuns e, nos últimos anos, registraram significativos avanços, a partir do Serviço de Urologia.

“Demos início, há alguns anos, aos procedimentos menos invasivos, como as videolaparoscopias e, muito em breve, teremos aqui na FCecon, a primeira Sala Inteligente do Norte do País, específica para cirurgias minimamente invasivas, que são menos agressivas e dão aos pacientes a possibilidade de uma recuperação mais rápida”, destacou Edson Andrade.

Também são comuns na rotina do Centro Cirúrgico da FCecon, procedimentos como gastrectomia (estômago), tireoidectomia (remoção cirúrgica da glândula tireoide), ressecção de tumores ósseos, esvaziamento cervical ou linfadenectomia (remoção de linfonodos), parotidectomia (mandíbula), entre outros. Conforme dados do setor, a equipe de cirurgiões do hospital realiza cerca de 50 tipos de procedimentos para o tratamento do câncer.

Os tratamentos cirúrgicos hoje aplicados pelas equipes especializadas da FCecon, são indicados a pacientes com neoplasias malignas em diversos estágios, e podem ser associados com quimioterapia ou radioterapia, ambos oferecidos pela FCecon gratuitamente, conforme o diretor-presidente.