FCecon registra 2,3 mil atividades de Ensino e Pesquisa, em 2017

pan amazônico foto

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), registrou, em 2017, cerca de 2,3 mil atividades científicas e de ensino, que geraram uma produção de 172 projetos e artigos, publicados em veículos nacionais e internacionais de renome na área. A expectativa é que, neste ano, haja um aumento de 20% neste volume, conforme dados da Diretoria de Ensino e Pesquisa da instituição.

 

A produção inclui trabalhos de doutorado, mestrado, de conclusão de cursos de pós-graduação (especialização) e graduação (TCCs), pesquisas desenvolvidas através do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) – que recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) – e os artigos de encerramento dos cursos inseridos no Programa de Residência Médica FCecon.

 

De acordo com a diretora-presidente da unidade de saúde, engenheira biomédica Ana Paula Lemes, no caso das pesquisas, o principal objetivo é traçar o perfil do paciente oncológico da região Norte, com foco na melhoria assistencial e na criação de novos protocolos.

 

A coordenadora do Departamento de Ensino, vinculado à Diretoria de Ensino e Pesquisa da FCecon, enfermeira Júlia Mônica Benevides, explica que, hoje, a instituição possui cerca de 40 projetos de pesquisa em andamento, a maior parte deles, iniciada em 2017.

 

“Ano passado, encabeçamos mais de 30 novos projetos, através do Paic. Também contabilizamos 132 publicações em revistas científicas de renome, o que nos deixa bastante orgulhosos, pois sabemos da importância desses estudos para a formulação de novas políticas em saúde e também para o fortalecimento da Política de Atenção Oncológica”, destacou.

 

Entre as atividades produzidas, estão visitas técnicas, ‘Quartas Científicas’, Semana de Enfermagem, palestras, treinamentos, pós-graduações em oncologia e fisioterapia, simpósios e a realização da quarta edição do Congresso Pan Amazônico de Oncologia, evento que se consolidou como o maior da região Norte do País para debater o câncer.

 

“Promovemos cerca de 170 treinamentos nas áreas de enfermagem, radioterapia, radiologia e fisioterapia, além das atividades relacionadas à Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH)”, frisou Benevides. Estiveram envolvidos no processo, especialistas de diversas áreas, membros da Diretoria de Ensino e Pesquisa, setores vinculados e parceiros da iniciativa privada.

 

Residência – Outra área fortalecida, em 2017, foi a de Internatos de Medicina, que envolveu 365 acadêmicos de universidades como a Estadual do Amazonas (UEA), Federal do Amazonas (Ufam), UniNilton Lins e Universidade Federal de Roraima (UFRR). As áreas de abrangência foram as mais diversas: ginecologia e obstetrícia, cirurgia plástica, clínica cirúrgica, clínica médica, cirurgia torácica e medicina intensiva (UTI).

 

“As residências médicas também estão a todo vapor, formando profissionais especializados para abastecer nosso mercado. Antes, os médicos recém-formados precisavam buscar capacitação fora do Estado, o que ajudava a aumentar o déficit de profissionais no Amazonas. Hoje, eles não precisam sair de casa para especializarem-se em, por exemplo, cirurgia oncológica, radiologia e oncologia clínica. A própria FCecon, que é considerada referência em cancerologia na Amazônia Ocidental, as oferta, através do seu Programa de Residência Médica”, assegurou Júlia Mônica. Ela também destacou a importância do envolvimento dos universitários, tanto na área científica, quanto de ensino, as quais fomentam a busca pelo conhecimento. “Isso reforça nosso status de hospital escola”, concluiu.

 

Programação 2018 inicia agora

 

A Programação de Ensino e Pesquisa para o ano vigente inicia no próximo dia 12, com o Curso de Densitometria óssea, realizado em três etapas, em parceria com a Sensumed Oncologia, para profissionais das duas unidades de saúde. O projeto ocorre através do Termo de Cooperação Técnica, assinado em 2017, entre as instituições.

 

O curso será promovido pelo Serviço de Imagenologia da FCecon, coordenado pela médica imagenologista Sabrina Bianco, gerente do setor. Os módulos ocorrem nos dias 12, 19 e 26 de janeiro, no terceiro andar da FCecon – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, zona Centro-Oeste, a partir das 19h. Informações sobre inscrições podem ser obtidas através do telefone 36554763.