FCecon recebe ação social da Igreja Adventista do 7º Dia

À tarde do último sábado (16/03) na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), foi marcada por atos de solidariedade e amor aos acompanhantes e pacientes que fazem tratamento na unidade hospitalar, referência na região Norte no tratamento de neoplasias.

A FCecon recebeu a visita de mais de 150 jovens da Igreja Adventista do 7º Dia, que distribuíram kits de higiene aos pacientes, sopa e frutas aos acompanhantes, além de realizarem música ao vivo. Em um ato simbólico, os jovens também deram um abraço na unidade hospitalar em prol de todas as pessoas internadas.

Para o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, os atos realizados demonstram que a comunidade deseja contribuir com a melhoria dos serviços de saúde prestados pelo Estado, e serve para aproximar ainda mais o hospital da comunidade. “Trata-se de um ato de humanização no atendimento público, que está atrelado às ações de reforço à Política Nacional de Humanização (PNH). Estamos de portas abertas para receber a todos”, pontuou.

Segundo o médico mastologista, o contato entre pacientes, amigos e familiares contribui para a recuperação dos enfermos. Ele lembrou que em 2017 a Fundação implantou o projeto ‘Visita Ampliada’, o qual estendeu o horário de visitação a pacientes internados nas enfermarias do hospital, de uma hora para três horas diárias (das 15h às 18h), de segunda-feira a domingo.

Conforme o funcionário da equipe de internação da FCecon e membro da Igreja Adventista do 7º Dia, Melquizedec de Souza Méza, ação fez parte de um projeto social nacional das Igrejas Adventistas. Ele explicou que a intenção é promover a interação dos jovens com a comunidade. “Queremos levar amor e solidariedade ao próximo, por meio da leitura bíblica, música e orações aos enfermos”, disse.

Segundo Méza, 30 jovens visitaram os nove andares da unidade hospitalar – enfermarias, pediatria e urgência –, enquanto outros ajudaram na entrega de frutas e distribuição de sopa aos acompanhantes que estavam no térreo do hospital.

Texto: Luís Mansueto / FCecon