FCecon realiza treinamentos para profissionais de saúde e educação do Amazonas

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realizará, nesta semana (18 a 20/03), das 8h às 17h, os cursos de capacitação de profissionais de ‘Saúde e Educação das Escolas Municipais e Estaduais do Programa Saber e Saúde’ e de ‘Saúde para o Tratamento do Fumante’, que irão trabalhar nos ambulatórios do Fumante no interior do Estado.

Os treinamentos serão realizados no auditório Dr. João Batista Baldino, no 3° andar da unidade hospitalar, localizada na rua Francisco Orellana, n° 215, bairro D. Pedro, zona centro-oeste. O curso de ‘Capacitação de profissionais de Saúde para o Tratamento do Fumante’ ocorrerá na segunda-feira e na terça-feira (18 e 19/03), e o de ‘Saúde e Educação das Escolas Municipais e Estaduais do Programa Saber e Saúde’ na quarta-feira (20/03).

Conforme a Coordenadora Estadual de Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz, os cursos fazem parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), desenvolvido sob a coordenação do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde e educação. “As ações visam reduzir a morbimortalidade por doenças relacionadas ao tabaco. Para isso, realiza iniciativas de prevenção e articula campanhas nacionais para sensibilização da população”, frisou.

Os cursos fazem parte das ações desenvolvidas pelo Departamento de Prevenção e Controle de Câncer (DPCC/FCecon), conforme Marília Muniz. Ela explicou que os cursos têm como objetivo formar profissionais da educação e da saúde para trabalharem nas escolas assuntos que promovam a saúde de crianças, adolescentes e jovens.

“As atividades são importantes para a redução dos aparecimentos de novos casos de câncer, principalmente do câncer de pulmão que está fortemente relacionado com o uso de tabaco e seus derivados”, alertou Muniz.

Programação – O curso de ‘Capacitação de profissionais de saúde para o tratamento do fumante’ ocorrerá na segunda-feira e terça-feira (18 e 19/03). O credenciamento iniciará às 8h, com a abertura do evento prevista para as 8h15. Na ocasião, a enfermeira Marília Muniz falará sobre os objetivos do treinamento.

Pela manhã estão previstas palestras sobre o ‘Programa Nacional de Controle do Tabagismo e Papel do Coordenador Municipal’ – Francimara Silva Lima; ‘Entendo o Tabagismo como Dependência’ e ‘Bases para a Abordagem do Tratamento do Fumante’ – Aristóteles Comte de Alencar Filho; entre outras.

À tarde, serão abordados temas como ‘Fatores Dificultadores para a Cessação do Tabagismo’, ‘Recaída em Tabagismo’ e ‘Apoio Medicamentoso’ – Djalma Pinheiro Coelho.
O curso de ‘Capacitação de profissionais de saúde e educação das escolas municipais e estaduais do Programa Saber & Saúde’ inicia na quarta-feira (20/03), às 8h30. Estão previstas palestras sobre ‘Narguilé e Cigarro Eletrônico e ‘Tabagismo e Mortalidade Cardiovascular’ – Aristóteles Comte de Alencar Filho; ‘Tratamento Intensivo ao Fumante’ – Francinara Silva Lima; ‘Educação em Saúde – Estratégias Educacionais – Lília Paula Lima Zacarias.

Texto: Luís Mansueto / FCecon