FCecon realiza oficina sobre prevenção ao novo Coronavírus

II Oficina de qualidade de assistencialA Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realiza no dia 25 de março, das 8h às 18h, uma capacitação voltada aos funcionários que atuam na instituição sobre a prevenção ao novo Coronavírus e outras medidas para evitar as doenças e infecções hospitalares. A ação busca levar informações especialmente sobre como lidar com o paciente que tem sintomas da doença, que é considerada pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A II Oficina de Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente da FCecon é organizada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade hospitalar e vai ocorrer no auditório da unidade hospitalar, 3º andar, localizada na rua Francisco Orellana, 215, bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus.

A capacitação terá sete palestras com especialistas nas Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), medidas de precauções e medidas preventivas de infecções. Dentre as palestras programadas está o tema “Manejo do paciente com Coronavírus”, que será ministrada pelo diretor de Assistência Médica da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), infectologista Antônio Magela.

O objetivo da oficina é levar informação e dados sobre a doença para ajudar na prevenção ao vírus dentro do ambiente hospitalar, segundo o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

“Estamos trazendo especialistas envolvidos no processo do Plano Estadual de Contingência para o enfrentamento do novo Coronavírus para melhor informar nossos profissionais que atuam na Fundação Cecon. É uma oportunidade para que os funcionários sejam preparados a lidar com essa doença”, disse Mourão.

Funcionários – A II Oficina de Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente é aberta aos funcionários da FCecon e contará com especialistas da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), Fundação de Medicina Tropical e Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

Medidas – A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e o Núcleo de Segurança do Paciente estão reforçando aos funcionários da FCecon quais as medidas de prevenção ao novo Coronavírus. De acordo com a coordenadora da CCIH/FCecon, enfermeira Glauciane Neves, estão sendo entregues pessoalmente em todos os setores que tratam diretamente com os pacientes as orientações do Ministério da Saúde (MS) e da FVS.

“Estamos indo pessoalmente nos setores da Fundação Cecon para abordar os profissionais da saúde orientando com documentos que tratam sobre o manejo, orientações do Ministério da Saúde e a ficha de notificação para os possíveis casos suspeitos do Coronavírus”, afirma Glauciane Neves.

 

Programação

8h15 às 9h – Cenário epidemiológico e manejo das SRAG e Coronavírus – Enfº Alexsandro Melo – FVS

9h às 9h45 – Medidas de precauções e isolamento nos casos suspeitos de SRAG e Coronavírus – Enfª Tatyana Amorim – FVS

9h45 às 10h – Intervalo

10h às 11h – Medidas preventivas de pneumonia associada à ventilação mecânica – fisioterapeuta José Alexandre Pires Almeida – FCecon

11h às 12h – Manejo do paciente com Coronavírus – infectologista Antônio Magela – FMT-HVD

12h às 14h – Intervalo

14h às 15h – Reconhecendo microorganismo multirresistente no hospital – Drª Vivian do Nascimento – HUGV

15h às 16h – Sepse – Drª Sílvia Leopoldina – FCecon

16h às 16h15 – Intervalo

16h15 às 17h – Medidas preventivas de infecção de corrente sanguínea – Enfª Glauciane Neves – FCecon

 

Texto: Laís Pompeu/FCecon