FCecon realiza atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão do Governo do Estado, realiza, na próxima sexta-feira (06), uma série de atividades externas e internas alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo domingo. Entre elas, estará uma ação de sensibilização da população, programada pela equipe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (Dpcc), que acontece a partir das 9h, em frente à Policlínica Gilberto Mestrinho, na avenida Getúlio Vargas, Centro da capital. A estimativa é que o alcance seja de, pelo menos, duas mil pessoas.

Na ocasião, será distribuído material educativo com informações sobre os dois principais tipos de câncer registrados em mulheres do Amazonas: o de colo uterino e o de mama, além de mil kits com preservativos e outros objetos. Cartilhas com dicas sobre como prevenir o Papilomavírus Humano, o HPV, causador de mais de 90% dos casos de câncer de colo de útero, também serão entregues à população. Em seguida, a equipe se desloca para a área do Porto de Manaus, Praça da Matriz e Praça do Relógio, todos localizados no centro.

“Este tipo de ação serve como uma alerta às mulheres do Amazonas, para que procurem a prevenção e o diagnóstico precoce, e não apenas o tratamento quando a doença está na sua fase avançada. Nossa principal arma no combate ao câncer continua sendo a conscientização”, destacou Andrade.

Programação interna

A partir de uma iniciativa do Serviço de Psicologia, com o apoio da ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer, a FCecon desenvolverá uma programação voltada para funcionários e colaboradores da instituição, que vai das 8h às 16h, no auditório do terceiro andar. A abertura terá uma apresentação sobre a história que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, seguida de palestra sobre saúde da mulher, com a enfermeira Maria de Nazaré C. de Azevedo. Em seguida, haverá um intervalo para lanche e a realização da oficina de Dançoterapia – atividade prática que envolve vários estilos de dança.

Às 9h30, está programada uma oficina de Yoga, com breve explanação sobre a importância deste tipo de atividade e outros exercícios físicos à saúde e, às 10h50, uma dinâmica musical com sorteio de brindes encerrará a primeira etapa da programação. Às 14h, o cantor Renatinho, artista local, fará uma apresentação de voz e violão. Em seguida, o mastologista e ginecologista da FCecon, Dr. Gerson Mourão, fará palestra com o tema ‘Mitos e verdades sobre o câncer de mama’ . O restante da programação da tarde terá intervalo para lanche, oficina de penteados com lenços e maquiagem e o encerramento terá sorteio de brindes.