FCecon realiza apresentações finais de programa de iniciação científica

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), inicia, nesta quarta-feira (16/08), as apresentações finais dos projetos da 12ª edição do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) – 2022-2023. Neste ano, as defesas ocorrem de forma presencial, no auditório Dr. João Batista Baldino, localizado no 3º andar da unidade hospitalar.

As apresentações, em forma de banner, prosseguem até a próxima sexta-feira (18/08), e ocorrem pela parte da manhã e à tarde. Segundo a coordenadora do Paic/FCecon, Valquíria Martins, serão defendidos 66 projetos de pesquisa relacionados à área de Oncologia, e suas mais diversas especialidades – Ginecologia, Oncologia Clínica, Enfermagem, Cuidados Paliativos, Fisioterapia, Urologia, Radioterapia, Mastologia, Cabeça e Pescoço, Psicologia, Diagnóstico por Imagem, dentre outros.

Os projetos são orientados por pesquisadores – como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e biomédicos – com mestrado e doutorado. As bancas avaliadoras são compostas por servidores da própria instituição e membros externos de institutos de pesquisa e programas de pós-graduação do Amazonas.

Conforme a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, trata-se de mais um ciclo do Paic, o qual foi encerrado pelos bolsistas. Segundo ela, todos os estudantes são vinculados às universidades locais e, juntamente com os orientadores, têm realizado projetos que têm contribuído com o aumento do conhecimento sobre a oncologia para a sociedade amazonense.

“As pesquisas são voltadas para análise, melhoria e ajustes dos processos de atendimento aos pacientes oncológicos, com abordagens cirúrgicas, clínicas, de enfermagem, psicológica, nutricional, laboratorial, ou seja, em diversos campos do conhecimento. O Paic amadureceu e tem fortalecido os grupos de pesquisa hospitalar, gerando resultados de impacto à sociedade”, destacou Torres.

Programa

O Paic tem a duração de 12 meses e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio de bolsas. Trata-se de um programa de projetos de iniciação científica elaborados por alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, em áreas estratégicas para a FCecon, como prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

Texto e fotos: Luís Mansueto/FCecon