FCecon promove curso de brigada de incêndio para servidores

Treinamento brigada de incêndio 2Com o objetivo de atender a legislação trabalhista e do Corpo de Bombeiros quanto à prevenção contra princípios de incêndios e abandono da edificação, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), realiza, a partir desta terça-feira (5/11), às 9h, na sala de estudo do 8º andar da unidade hospitalar, o curso de Brigada de Incêndio.

O treinamento é voltado para os servidores e funcionários do hospital, sendo dividido em três módulos – Teoria de Combate ao Incêndio, Teoria e Prática de Primeiros Socorros e Prática de Combate ao Incêndio. O treinamento será ministrado por Thiago Gomes – Engenheiro de Trabalho, Jéssica Maia – Psicóloga, e Lidiane Gonçalves – Enfermeira.

Segundo Gomes, o diferencial desse treinamento é o oferecimento de dias e horários variados – manhã, tarde e noite – para que todos os servidores da Fundação possam participar, além do conteúdo que será abordado. Ele informou, por exemplo, que no primeiro módulo serão tratados os aspectos legais, propagação do fogo, classes de incêndio, prevenção, equipamentos de combate a incêndio, dentre outros assuntos.

No módulo sobre Primeiros Socorros, conforme Gonçalves, os funcionários terão a oportunidade de aprender sobre os mecanismos de lesão e número de vítimas, vias aéreas – causas de obstrução e liberação, além dos procedimentos que devem ser adotados para realizar uma reanimação cardiopulmonar. “São procedimentos essenciais que as pessoas precisam dominar e que são adotados em situações de risco de morte”, frisou.

Ambos especialistas em segurança do trabalho informaram que no último módulo os servidores farão a parte prática do treinamento. Na ocasião, os funcionários atuarão no uso de equipamentos e desativação – aparelho de detecção, alarme, luz de emergência e comunicações – e na simulação de um incêndio.

 

Brigada incêndio

 

Texto: Luís Mansueto/FCecon

Foto: Laís Motta/FCecon