FCecon promove acolhida de bolsistas de iniciação científica

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta terça-feira (15/08), a reunião de acolhida dos bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) institucional – edição 2023-2024. Ao todo, são 65 bolsistas, sendo 47 novos e 18 renovações.

A reunião ocorreu no auditório Dr. João Batista Baldino e foi organizada pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP/FCecon). Estavam presentes a diretora do DEP, Kátia Luz Torres, a coordenadora do Paic/FCecon, Valquíria do Carmo Alves Martins, e os servidores do departamento. Na pauta, a importância do programa e orientações gerais sobre o funcionamento.

O Paic é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lembrou Torres aos bolsistas, sendo uma importante instituição de fomento à pesquisa. Segundo ela, por isso deve-se sempre fazer referência à Fapeam nos artigos científicos elaborados e apresentados em congressos científicos.

Segundo Torres, o Paic é um programa consolidado dentro da FCecon, por meio do número de participantes e bolsas disponibilizadas, além da qualidade dos projetos. “As pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa Paic têm fortalecido os grupos de pesquisa da instituição, gerando produção científica impactante tanto no meio acadêmico quanto nos processos assistenciais do hospital em benefício do paciente oncológico e da sociedade”, destacou.

Durante sua fala, Martins pontuou sobre o fluxo interno, abordagem aos pacientes oncológicos, acesso às dependências do hospital, aplicação de questionários aos pacientes, acesso aos laboratórios, bem como a importância do preenchimento dos relatórios. “O paciente oncológico é diferenciado, o qual merece atenção, carinho e cuidados durante a abordagem para estudos científicos”, frisou.

 

Texto e fotos: Luís Mansueto/FCecon