FCecon participa de encerramento de projeto nacional sobre controle de infecções hospitalares

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participa, em Brasília, do encerramento do projeto Saúde em Nossas Mãos, do Ministério da Saúde, nesta semana. Dentre os avanços, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto da Fundação registrou apenas um caso de infecção hospitalar nos últimos 15 meses.

O projeto integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), do Ministério da Saúde, e engloba 196 hospitais pelo país, dentre eles a FCecon.

O objetivo é implantar ou aprimorar medidas voltadas à segurança do paciente nas UTIs, com a intensificação da higienização das mãos, evitar as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) e desperdícios no SUS.

Avanços

Segundo a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP/FCecon), enfermeira Marielle Martins, desde junho de 2022 até este mês a Fundação registrou apenas um caso de infecção do trato urinário, em setembro de 2023. A notificação epidemiológica segue critérios de avaliação estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Este projeto foi um grande avanço para a Fundação Cecon, pois com as adequações de protocolos, visitas técnicas e treinamentos, uma grande mobilização e empenho dos profissionais, o hospital ficou mais de um ano sem registrar Iras na UTI adulto. Também aumentamos a porcentagem de adesão de higiene das mãos”, disse Marielle Martins.

O projeto iniciou em setembro de 2021 e, neste período, a FCecon recebeu o acompanhamento de profissionais do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

Mensalmente, o hospital paulista recebeu relatórios com indicadores relacionados às Iras – como pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), infecção do trato urinário e infecções primárias de corrente sanguínea, e realizou visitas in loco e treinamentos virtuais na Fundação.

Encerramento

Na terça (06/12) e nesta quarta-feira (07/12), em Brasília, os hospitais participantes do Saúde em Nossas Mãos, dentre eles a FCecon, recebem novo treinamento e apresentam os resultados de cada unidade.

 

Texto: Laís Pompeu/FCecon

Fotos: Divulgação/FCecon