FCecon abre prazo para impugnação de candidaturas à Cipa

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), abre, nesta segunda-feira (19/10), o prazo de dois dias para solicitação de impugnação de candidatos inscritos no processo eleitoral para seleção de membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) – gestão 2020/2021 – da unidade hospitalar. O prazo se encerra na terça-feira (20/10).

A lista com os nomes dos dez candidatos inscritos foi apresentada, na sexta-feira (16/10), pela Comissão Eleitoral da Cipa e pelo Serviço de Assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Inscreveram-se: 1 – Raimunda Barbosa Pinto Pereira; 2 – Nancy Gisela A. de Souza; 3 – Maria Graciete R. Carneiro; 4 – Marcelo Bentes da Silva; 5 – Daniel Ferreira Dias; 6 – Maria do Carmo A. de Aquino; 7 – Pedro Paulo Oliveira Santos; 8 – Johnatan de Oliveira Neves; 9 – Rodrigo Batista Neves; e 10 – Vanderlei R. Alves.

Conforme a engenheira de Segurança do Trabalho do SESMT, Núbia de Souza Leão, a solicitação para impugnação de uma ou mais candidaturas pode ser feita na sala do SESMT, localizada no 2º andar do hospital, das 7h às 20h. Ela explica que é preciso apresentar o crachá, preencher a ficha de impugnação, informar o número que consta ao lado dos nomes e dissertar sobre o motivo.

“Na próxima quarta-feira (21/10), a Comissão Eleitoral e o SESMT se reunirão para deliberar sobre os pedidos de impugnação que forem feitos e homologar as inscrições em concordância com o edital”, frisou Leão.

Eleição – O pleito segue a Norma Regulamentadora (NR) 05, do Ministério do Trabalho (MT), e a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 63/2011, do Ministério da Saúde. Os documentos estabelecem que a comissão de membros da Cipa será formada por 16 servidores estatutários, com exceção de servidores enquadrados no Regime de Direito Administrativo (RDA), terceirizados, inativos, estagiários e prestadores de serviços. Desse total, oito serão eleitos pelos próprios funcionários da FCecon e os demais indicados pela Direção da Fundação.

Segundo Leão, a eleição será realizada em data a ser previamente divulgada pela comissão, após finalizar o prazo para impugnação das candidaturas. Ela informa que a eleição deverá ocorrer durante quatro dias corridos e ininterruptos na sede da Fundação, em local previamente identificado pela comissão.

Curso – Após a eleição, os membros da Cipa passarão por curso, que tratará sobre investigação de acidentes, confecção de mapa de risco, conhecimentos dos riscos ambientais existentes em um local de trabalho, dentre outros.

FICHA DE IMPUGNAÇÃO DE INSCRIÇÃO 3ª CIPA GESTÃO 2020.2021

Texto: Luís Mansueto/FCecon

Fotos: Laís Pompeu/FCecon