Estado supera meta de atendimentos em oncologia projetada para 2014

Com os investimentos para ampliar a capacidade de atendimento e o reforço das equipes, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão do Governo do Estado, encerrou o ano de 2014 superando a meta de atendimentos projetada para a unidade, que é referência em sua área de atuação.

Foram registrados 970 mil procedimentos, ano passado, entre ambulatoriais e hospitalares, cerca de sete mil a mais que os 961,8 mil esperados. De acordo com o diretor-presidente da unidade, pneumologista Edson de Oliveira Andrade, o cálculo para a estimativa anual tem como base a série histórica de procedimentos, que reúne dados dos últimos dez anos e aponta mais de oito milhões de procedimentos realizados entre 2005 e 2014 pela instituição. De acordo com Andrade, com o reforço que a unidade terá a partir da contratação dos aprovados no concurso público da Susam, ocorrido em 2014, a expectativa é que a oferta seja ampliada ainda mais.

Quando desmembrado, o número registrado em 2014 aponta que a maior parte dos procedimentos foram realizados no âmbito ambulatorial (948.980), incluindo consultas gerais e especializadas, atendimentos odontológicos e a produção dos Serviços Social, de Fisioterapia, de Psicologia, Terapia da Dor e Cuidados Paliativos, Quimioterapia, Radioterapia, Endoscopia, Laboratórios da Análises Patológicas e Análises Clínicas, Imagenologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Hemoterapia, entre outros.

Os 20.555 restantes foram procedimentos hospitalares, que incluíram cirurgias, internações, UTI e atendimentos no Setor de Urgência e Emergência do Hospital. “Só as cirurgias ultrapassaram as 2,4 mil, em 2014. Nos últimos 10 anos, chegamos a 22,4 mil procedimentos cirúrgicos na Fundação, um passo importante se consideramos que a cirurgia é um dos principais tratamentos oncológicos”, explicou o especialista.

Outros dois tratamentos oncológicos essenciais, ofertados gratuitamente na unidade, a quimioterapia e a radioterapia também superaram a meta estabelecida para o ano. No primeiro serviço, estimava-se 15 mil procedimentos, mas foram realizados 16,4 mil. No Serviço de Radioterapia, onde esperavam-se 47,9 mil procedimentos, foram registrados 54 mil, 6.060 a mais. Edson Andrade relaciona os aumentos à criação do terceiro turno na Radioterapia e o reforço com a entrada de profissionais de enfermagem e técnicos na Quimioterapia, entre 2013 e 104, ampliando a oferta nos dois setores. “Além disso, o esforço visível da equipe do hospital também contribuiu para a ampliação do atendimento”, afirmou.