Equipe da UTI da FCecon passa por treinamento para prevenção de infecções hospitalares

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) participaram de três dias de capacitação para prevenção de infecções hospitalares. Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde estima que a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações. Capacitação infecções hospitalares 3

Segundo a enfermeira Glauciane Neves, responsável pelo treinamento, a equipe multidisciplinar que atua na UTI da Fundação foi orientada quanto aos pacotes de medidas de prevenção de infecções hospitalares, como a higienização das mãos. “Esta é uma ação que fazemos todos os anos para ter a adesão dos profissionais para essas medidas e redução das doenças hospitalares na Fundação”, explicou a enfermeira.

A capacitação iniciou na segunda-feira (20/05) e finalizou nesta quarta (22/05). Uma das palestras foi sobre pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), ministrada pelo fisioterapeuta Alexandre Pires. Outra foi sobre infecções de corrente sanguínea e do trato urinário, coordenada pela farmacêutica Carla Cabral. Ambos os profissionais são da comissão de controle de infecções hospitalares da FCecon.

Esta foi a segunda atividade realizada pela comissão voltada à prevenção de infecções no ambiente hospitalar, também em relação com o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, celebrado em 15 de maio. Em abril, uma oficina para os funcionários da instituição ensinou técnicas e métodos para evitar essas doenças.

Texto e fotos: Laís Motta /FCecon