Comitê de Ética da FCECON ganha espaço em Congresso Nacional

Entre os dias 7 e 10 de setembro, foi realizado, em Brasília, o IX Congresso Brasileiro de Bioética. O evento reuniu pesquisadores de todo o país e discutiu diversos temas importantes ligados à ética em pesquisas. Dentro da programação do evento, o processo de implantação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Fundação Cecon foi destaque de um dos trabalhos apresentados. A responsável pela construção e apresentação dos pôsteres foi a pesquisadora Josiane Neves, secretária do CEP/FCECON.

Foram três trabalhos – de co-autoria da Diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Dra. Kátia Luz Torres – e apresentados pela pesquisadora na forma de pôster: Descrição da Implantação do CEP na Fundação Cecon; A Autonomia dos CEPs x Instituições; e Experiência de um CEP da Região Norte na Diversidade dos seus Protocolos. “Decidi escrever os artigos porque esses temas são bastante atuais pra mim, por estar acompanhando a implantação do CEP aqui na Fundação”, explica Josiane, que já acumula 11 anos de experiência em Comitês de Ética e planeja realizar um mestrado na área.

No primeiro trabalho, abordando o processo de implantação do CEP da Fundação Cecon, Josiane fez uma explanação sobre o processo de formação do Comitê, desde as primeiras reuniões, em fevereiro de 2011, até a entrega de documentos à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). “Atualmente não temos mais nenhuma pendência com a Conep, todos os documentos estão entregues dentro das especificações e estamos apenas aguardando a concessão do registro pela comissão”, explica Josiane.

A autora dos artigos destaca que, mesmo aguardando a concessão, os membros do comitê não estão parados: “ainda não podemos avaliar os projetos, mas estamos realizando reuniões mensais para estudo e discussões de textos, artigos e resoluções sobre Ética em Pesquisa”, diz. A expectativa é que pelo menos 30 protocolos de pesquisa sejam avaliados pelo CEP, logo nas primeiras reuniões quando devidamente credenciado para tal.