Diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon é contemplada em programa de valorização a pesquisadores

A diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (DEP/FCecon), farmacêutica-bioquímica Kátia Luz Torres, foi contemplada no Programa Produtividade em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Um total de 50 pesquisadores foi aprovado no programa. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (13/02) e está disponível no site da Fapeam (www.fapeam.am.gov.br), na seção editais, seguindo em resultados.

O programa avaliou propostas de pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior e/ou pesquisa sediadas no Amazonas, para seleção de projetos de excelência, inovadores e criativos. O objetivo é valorizar pesquisadores que possuam destacada produção científica, tecnológica e/ou de inovação em suas respectivas áreas do conhecimento, como forma de reconhecimento público e incentivo à ampliação de produção de qualidade.

“É a primeira vez que a Fapeam abre este tipo de edital que se volta ao reconhecimento da produção e atuação científica dos pesquisadores. É gratificante quando olhamos para nosso currículo e percebemos o quanto já pudemos contribuir para a pesquisa e para a formação de recursos humanos em nosso Estado”, disse Torres.

A diretora ressalta que a análise contabilizou não somente as publicações científicas feitas pelos pesquisadores, mas também quantos alunos de iniciação científica, de mestrado e de doutorado foram orientados por eles, além das participações em bancas de defesa de mestrado e doutorado.

Formação e linhas de pesquisa

Kátia Luz Torres possui doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) desde 2009 e é Diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon desde 2011.

Tem experiência na área de bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico molecular, epidemiologia molecular do Papilomavírus Humano (HPV), oncogênese, rastreio e genômica do câncer de colo de útero, do câncer de pênis, do câncer de cavidade oral e orofaringe e do câncer colorretal.

É coordenadora da Rede Genômica de Vigilância em Saúde do Amazonas (Regesam) e pesquisadora do estudo internacional Manejo do Risco do Câncer de Colo de Útero (Marco): avaliação de novas estratégias de rastreio, vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília, com a colaboração da FCecon.

Já participou de mais de 80 bancas de pós-graduação, orientou 86 pesquisadores em projetos diversos de iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado, e tem mais de 120 publicações bibliográficas em revistas e eventos científicos.

Texto: Laís Pompeu/FCecon

Fotos: Érico Xavier/Fapeam