Diretora administrativa e financeira da FCecon participa de reunião com representantes do Ministério da Saúde

IMG_0962

 

A diretora administrativa e financeira, Nilda Maria da Silva, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), participa, nesta quarta-feira (3/4), em Brasília (DF), de reunião com representantes do Comitê Executivo do Plano de Expansão da Radioterapia do Sistema Único de Saúde (PER/SUS), do Ministério da Saúde (MS).

Na pauta estão, conforme Nilda Maria, os procedimentos adequados para a prestação efetiva das manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos que compõem o Acelerador Linear, doado pelo MS à FCecon. “Trata-se de uma etapa importante de implantação do equipamento, uma vez que não pode haver falhas no funcionamento. Dessa forma, será possível prestar o serviço de forma contínua e garantir qualidade aos pacientes”, destacou.

Segundo Nilda Maria, durante a reunião, a expectativa é que estejam presentes os representantes de todos os hospitais do país que receberam o equipamento. Ela explicou que o encontro estava previsto no termo de compromisso assinado pelos representantes dos hospitais contemplados pelo plano de expansão. 

Ampliação – O serviço de Radioterapia da Fundação atende cerca de 200 pacientes ao dia, e a perspectiva é que sejam ofertadas mais 100 vagas com o novo Acelerador Linear, o que representa um aumento de 50% no número de vagas. Em 2018, a unidade hospitalar realizou mais de 71.666 procedimentos radioterápicos.

Plano de Expansão da Radioterapia – Tem como objetivo ampliar o acesso ao tratamento de câncer no país através da distribuição de 140 aceleradores lineares. A meta é que em 2019 todos os aparelhos estejam em funcionamento, atendendo 100% do público-alvo.

No Amazonas, o MS investiu R$ 4,7 milhões na compra do equipamento e na construção da recepção da Casamata e do bunker – estrutura de concreto construída no subsolo para resistir à radiação, que é o local onde o aparelho está instalado na FCecon. 

Tecnologia – A FCecon conta com dois equipamentos para a realização de procedimentos radioterápicos, sendo um acelerador linear e um de cobalto. O novo aparelho irá reforçar os atendimentos realizados.