22ª Semana de Enfermagem FCecon tem vasta programação científica

semana da enfermagem

Programação 22ª SEMANA DE ENFERMAGEM

 

 

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão ligado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realiza, entre os dias 15 e 17 de maio, a 22a Semana de Enfermagem, com a  oferta de 100 vagas para atividades diversas. O tema escolhido para 2018 foi: “As dimensões e a multidisciplinaridade no cuidar da enfermagem”. O evento faz parte da programação científica anual da instituição, e visa promover a troca de conhecimento profissional, a aprendizagem e à atualização de protocolos assistenciais, destacou a diretora-presidente da FCecon, engenheira biomédica Ana Paula Lemes.

As inscrições para a 22Semana de Enfermagem podem ser feitas no Departamento de Ensino e Pesquisa da FCecon, localizado na rua Francisco Orellana, Dom Pedro, zona Centro-Oeste, até que se esgotem as vagas. Podem participar enfermeiros, estudantes e técnicos da área de saúde. A programação completa está disponível no site www.fcecon.am.gov.br .

A coordenadora do Departamento de Ensino e Pesquisa, enfermeira Julia Mônica Benevides, explica que os cursos de ‘Hipodermóclise’ (punção em região subcutânea, que permite ao enfermeiro administrar uma quantidade maior de medicamentos), ‘Radiodermite’ (novas tecnologias para a recuperação de tecido danificado pela radioterapia) e ‘Terapia por pressão negativa’ (TPN), são algumas das novidades que serão apresentadas durante o evento.

Durante a Semana de Enfermagem, diversas aulas serão ministradas por especialistas de instituições convidados e pelos próprios enfermeiros da FCecon, que farão sobre as rotinas e protocolos utilizados em oncologia.  “As aulas ministradas por enfermeiros dão ao aluno de enfermagem, tanto na parte prática quanto na teórica, mais segurança no aprendizado em relação à assistência ao pacientes oncológicos. Eles vão tratar do que deve ser função de domínio geral de todos que exercem ou pretendem exercer a profissão de enfermeiro”, pontuou Júlia Benevides.

Inscrições

Dia 15, primeiro dia da programação será dedicado aos cursos de Hipodermóclise (15 vagas), Radiodermite (20 vagas) e Terapia Por pressão negativa (20 vagas). Nos dois últimos dias, serão ofertadas 100 vagas, abrangendo todo o ciclo de palestras, com inscrições a parte. Profissionais da FCecon estão isentos da taxa de inscrição, que varia entre R$ 20 a R$ 40.

Palestras

A abertura da programação será com o curso de Hipodermóclise, ministrado pela representante da empresa Mundipharma, Márcia Morette, e por Maressa Gasparoto (Sensumed/FCecon). Sobre o curso de Terapia por pressão negativa, que ocorrerá também no primeiro dia, a abordagem será baseada no tratamento de feridas oncológicas, úlceras por pressão, feridas traumáticas, entre outras.

No segundo dia (16), os temas selecionados serão: Protocolos de dor oncológica, ministrado por Márcia Morette (Mundipharma); Experiência da gestão no contexto da enfermagem, por Débora Miranda (Singular); Segurança do paciente: implantação em centro cirúrgico oncológico, por Graça Godim (FCecon);  Estomaterapia: intervenções ao paciente oncológico, por Ricardo Xavier (FCecon).

O último dia de evento será dedicado à ‘Enfermagem frente ao paciente imunodeprimido’, por Ellen Freitas (FCecon); ‘Assistência à saúde com qualidade para promover a segurança do paciente’, por Marielle Colares Magalhães Martins (NPS/FCecon); ‘O papel da nutrição no processo de cicatrização de feridas’, por Bruno Moller (Nestlé); e ‘Atividades da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) e Departamento de Enfermagem (Campanha ‘Você faz o melhor’)’.