1º Fórum Interinstitucional da Ouvidoria da FCecon discute valorização do serviço em unidades hospitalares

Na quinta-feira (28/03), a Ouvidoria da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realiza o 1º Fórum Interinstitucional da Ouvidoria, que tem como objetivos valorizar e destacar a importância do serviço dentro de uma instituição hospitalar. A programação contará com palestras e mesa redonda.

De acordo com a Ouvidora da FCecon, Maria Vilanir da Silva, a Ouvidoria é um instrumento de gestão pública e do controle social para o aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados na instituição. “O setor é responsável por identificar os principais problemas e captar as reais necessidades da instituição. E isso só é possível através do fortalecimento da gestão participativa, com a escuta dos pacientes, familiares e profissionais que atuam na fundação”.

A abertura do evento e as palestras serão realizadas no auditório Dr. João Batista Baldino, no 3° andar da unidade hospitalar, localizada na rua Francisco Orellana, n° 215, bairro D. Pedro, zona centro-oeste. A programação contará com a palestra de abertura sobre “Marcos Legais da Ouvidoria da Saúde Pública no Brasil”, ministrada pela Ouvidora Geral da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Rozana Castro de Souza Rodrigues.

Palestras – As experiências e reflexões sobre a Ouvidoria da Fundação de Medicina Tropical “Doutor Heitor Vieira Dourado” (FMT-HVD) e da FCecon, serão abordadas em forma de palestras por Neiva da Silva Carvalho e Maria Vilanir da Silva, respectivamente ouvidoras das duas fundações de saúde. O fórum será encerrado com uma mesa redonda, que terá como mediadora a assistente social da FCecon, Keyth Bentes.

Para o diretor-presidente da FCecon, médico mastologista Gerson Mourão, o fórum agrega conhecimento e partilha de informações e experiências entre as unidades hospitalares para que as práticas da ouvidoria possam ser aplicadas com eficiência na área de saúde.

Sem dúvida avançamos muito com a implantação do setor, que contribui significativamente para o nosso trabalho e rotina. É através da ouvidoria que sabemos se estamos no caminho certo, o que podemos ajustar, em que áreas precisamos dar uma atenção maior e quais os pontos que necessitam de mudanças para que comecem a gerar resultados. Todas essas informações são repassadas a direção através do setor, que recolhe as opiniões e sugestões dos pacientes, familiares e até dos servidores e colaboradores”.

Ouvidoria FCecon – Com o objetivo de melhorar a interação com o cidadão, aprimorar processos, produtos e serviços, a FCecon criou em março de 2018 o serviço de Ouvidoria em sua instituição. A Ouvidoria tem funcionado como um canal de comunicação para receber elogios, sugestões, reclamações e críticas.

Entre as ações implementadas neste primeiro ano de Ouvidoria na fundação, o setor foi responsável por promover a certificação de reconhecimento de 25 servidores e oito setores que tiveram seus trabalhos elogiados por pacientes junto a Ouvidoria nos meses de julho a outubro de 2018. Além disso, já foram enviadas pela Ouvidoria, de maio a dezembro de 2018, cerca de 286 demandas referentes a elogios, críticas e sugestões à direção-presidência da FCecon.