Governo do Amazonas apoia pesquisa pioneira sobre vírus oncogênicos na tireoide

Em pesquisa pioneira sobre os vírus oncogênicos em neoplasias (associação entre a infecção e o câncer) de tireoide no Amazonas, apoiada pelo Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Amazônidas – “Mulheres e Meninas na Ciência”, resultados parciais mostraram uma baixa presença do vírus Epstein-Barr (EBV) e do Parvovírus B19 (B19).

O EBV conhecido também como herpes vírus 4 (HHV-4) ou mononucleose infecciosa, pertence à família Herpesviridae e tem forte associação ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. Já o B19 pertence à família Parvoviridae, sendo o causador do eritema infeccioso e funcionando como um vírus de DNA.

O estudo, desenvolvido na Fundação Centro e Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), visa encontrar melhores formas de tratamento e prevenção do câncer de tireoide, para que as estatísticas relacionadas a esses tumores na população mundial sejam reduzidas.

A coordenadora Lia Mizobe Ono, doutora e especialista em Clínica Odontológica, com ênfase em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, revela que a pesquisa continua em sua segunda fase, a fim de que as amostras analisadas possam encontrar outros vírus potencialmente causadores de câncer na população, como o Citomegalovírus (CMV) e o Papiloma Vírus Humano (HPV).

“Toda grande descoberta na ciência possui um início e a nossa equipe de pesquisa está muito feliz e motivada a participar desse início, quando se fala em tumores de tireoide na Amazônia”, diz a pesquisadora.

Impactos da pesquisa 

O ensaio intitulado “Estudo da prevalência de vírus oncogênicos em neoplasias de glândula tireoide no estado do Amazonas” realizou uma associação positiva de um vírus sendo o principal causador de uma neoplasia, que abre espaço para a realização de formas de prevenção eficazes contra esse câncer.

Um dos exemplos citados pela pesquisadora foi o caso do HPV, ligado ao câncer de colo de útero e de pênis, em que, nos dias atuais, a vacina reduz significativamente esses tipos tumores em todo o mundo.

“Nosso objetivo é identificar a presença ou não dos vírus EBV e B19 nos pacientes tratados por essa patologia no Amazonas. Estes são os vírus mais apontados na literatura internacional como possivelmente relacionados ao câncer de tireoide”, diz Lia Mizobe Ono.

Metodologia

O estudo passou por diversas etapas. Primeiramente, o paciente é convidado a participar voluntariamente da pesquisa, no momento da sua internação no ambulatório da FCecon para realizar a tireoidectomia (remoção cirúrgica da tireoide devido neoplasia).

Depois uma equipe faz a coleta de parte da peça cirúrgica de tireoide, realiza o armazenamento em freezer do Laboratório de Biologia Molecular e, com a coordenação da equipe da doutora Valquiria Alves, especialista em Biologia Molecular, analisa as amostras em laboratório.

Logo em seguida, o DNA das amostras é extraído, quantificado e investigado quanto à presença ou ausência dos vírus EBV e B19. As amostras negativas são separadas para serem enviadas para São Paulo, com o objetivo de uma análise mais ampla e busca por outros vírus potencialmente causadores de câncer.

Com as amostras coletadas, a depender do resultado, abrem-se duas possibilidades. “No caso de não encontrarmos estes vírus nas amostras, iremos pesquisar outros vírus potencialmente causadores de câncer. Já se a associação for positiva, as pesquisas irão avançar para qual o mecanismo de ação desses vírus nas células tireoidianas que desencadeia o surgimento do câncer”, informa.

Perfil dos pacientes e fatores de risco 

Os alunos de iniciação científica realizaram uma análise dos dados epidemiológicos, por meio da orientação dos doutores Lia Mizobe Ono e Diego Carvalho, além da mestranda Emily Nascimento.

A partir disso foi verificado que o perfil dos pacientes acometidos por cânceres de tireoide são prioritariamente mulheres de meia idade, por volta dos 46 anos. “Observa-se pacientes de 16 até 90 anos de idade sendo tratados na FCecon devido aos tumores tireoidianos. Quanto à etnia, pardos, brancos, negros e indígenas são acometidos. Homens também são acometidos, e observa-se que os tumores tireoidianos em homens têm evolução mais agressiva”, revela a doutora.

Quanto aos fatores de risco, a irradiação prévia (radioterapia realizada antes do estudo começar) na região da cabeça e do pescoço é comprovadamente o principal e único fator de risco para tumores tireoidianos no sexo feminino. Outra hipótese levantada é sobre uma associação viral ser a possível causa dos cânceres de tireoide, uma vez que seria transmitida de pessoa para pessoa.

Apoio da Fapeam 

Segundo a coordenadora, a Fapeam foi fundamental no financiamento da pesquisa, visto que o recurso foi utilizado em reagentes e insumos laboratoriais para a realização da análise do DNA das células de tireoide acometidas com câncer.

Sobre o Programa 

O Programa Amazônidas – “Mulheres e Meninas na Ciência”, edital Nº 002/2021, é uma iniciativa que visa estimular o aumento da representatividade feminina no cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) local, por meio da concessão de auxílio-pesquisa, a fim de fomentar projetos de pesquisa, tecnologia e inovação como uma ação afirmativa, que visa à ampliação da participação feminina na liderança desses projetos.

Editais abertos 

Mais quatro novos editais foram lançados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, para incentivar uma maior participação de mulheres e meninas na ciência. O Programa de Empreendedorismo Feminino em CT&I, Programa Mulheres +Stem, o Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb/Inter Mulheres e Meninas na Ciência/Fapeam) e o Programa de Apoio a Pesquisas Desenvolvidas por Mulheres no Setor Primário (Agromulher/Inter), irão contemplar projetos desenvolvidos por pesquisadoras da capital e do interior do estado.

Confira os editais em: www.fapeam.am.gov.br

Texto: Fapeam

Fotos: Érico Xavier/FAPEAM