Workshops na FCecon abordam câncer colorretal e procedimentos endoscópicos

Dois workshops vão marcar, nesta segunda-feira (21/09), as ações da campanha Setembro Verde na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Os eventos são voltados a profissionais de saúde que atuam na área endoscópica de Manaus.

Uma das ações é o I Workshop de Enfermagem em Endoscopia da Fundação Cecon, que irá ocorrer no auditório Dr. João Baldino, no 3º andar da unidade, das 14h às 18h. Segundo o chefe do serviço de Endoscopia da FCecon, cirurgião e endoscopista Thiago Paiva, o evento tem foco na atualização dos profissionais locais e levará conhecimentos atuais em boas práticas na rotina de um serviço de endoscopia.

O Workshop de Enfermagem em Endoscopia terá duas palestras: “Cuidados com os aparelhos e acessórios endoscópicos”, que será ministrada pelo engenheiro clínico Sérgio Pitanga; e “Atualização no Uso de Saneantes em Endoscopia”, ministrada pela enfermeira Mônica Cossi. Os participantes também irão passar por uma capacitação.

Câncer colorretal – A FCecon também realiza, nesta segunda-feira, o I Workshop de Câncer Colorretal e Endoscopia da instituição. O evento será às 19h30, no restaurante Coco Bambu, localizado no Shopping Ponta Negra, zona oeste de Manaus, e é voltado a médicos endoscopistas.

A primeira palestra do encontro terá o tema “Câncer colorretal e endoscopia – o que há de novo?” e será ministrada pelo cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista Herbeth Toledo. A segunda palestra abordará “Ressecções endoscópicas – dicas e truques – mucosectomia clássica e underwater”, ministrada pelo especialista em endoscopia digestiva, Luciano Henrique Lenz Tolentino.

“O Workshop de Câncer Colorretal e Endoscopia da Fundação Cecon é uma oportunidade ímpar para apresentar aos profissionais médicos que atuam na área de endoscopia o que há de mais atual no diagnóstico e tratamento endoscópico do câncer de intestino e reto”, avalia Thiago Paiva.

Os participantes dos dois eventos foram selecionados e atuam na FCecon e em clínicas particulares que ofertam serviços endoscópicos.

Setembro Verde – Setembro é o mês de alusão ao câncer de intestino e reto. A campanha Setembro Verde orienta a população quanto à prevenção e à realização de exames de forma preventiva. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Amazonas deve registrar, em 2020, 230 novos casos de câncer de cólon e reto.

 

Texto: Laís Pompeu/FCecon

Foto: Rhyvia Araújo/Estagiária FCecon