Vinte acadêmicos são selecionados no Paic; projetos começam a ser implementados em agosto

Vinte acadêmicos tiveram os projetos aprovados e passam a fazer parte da primeira turma selecionada pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) para o desenvolvimento de pesquisas na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON). As bolsas, cedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), somam R$ 86,4 mil, mais 20% para o auxílio pesquisa, totalizando um investimento de R$ 103.680 em 12 meses. Elas começam a ser implementadas em agosto deste ano.

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da FCECON, Dra. Kátia Luz Torres, as bolsas foram aprovadas pelo Conselho Diretor da Fapeam. A partir das pesquisas serão entregues relatórios parciais (a cada seis meses) e o relatório final, após um ano de desenvolvimento.

O projeto tem por objetivo fortalecer o grupo de pesquisa da Fundação, corroborando o papel da unidade no desenvolvimento deste tipo de trabalho de forma sistemática, já que, anualmente, serão inseridos outros 20 novos bolsistas a partir do PAIC na equipe de pesquisadores do hospital. Além disso, a Fundação também terá o papel de incentivadora na produção e publicação de artigos científicos que servirão de base para trabalhos futuros na sociedade científica. Dessa forma, a unidade hospitalar, que é referência no tratamento terciário do câncer em toda Amazônia Ocidental, passa a ser notada com mais frequência pelos órgãos fomentadores.

A entrada dos acadêmicos no ramo da pesquisa se deu a partir da análise dos projetos por uma banca formada por profissionais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), que atestaram a qualidade dos mesmos. Com eles, a equipe de pesquisadores do hospital é ampliada para 73 membros.

O edital para o PAIC foi lançado dia 13 de junho e as inscrições se estenderam até o dia 8 de julho.

Orientadores

Ao todo, os acadêmicos terão 13 orientadores, entre mestres e doutores. “A iniciativa de implantar o projeto na FCECON foi do próprio hospital, que já começa com uma capacidade instalada semelhante à de outros centros de pesquisa, inclusive os que já tinham o Paic”, explica.

Segundo a pesquisadora, todos os projetos estão voltados à área oncológica e multidisciplinar, pois, entre os orientadores, podem-se destacar as seguintes especialidades: pneumologia, hematologia, microbiologia, urologia, imagenologia, cirurgia, cardiologia, entre outros. Também estão inseridas na lista enfermagem, farmácia e bioquímica, entre outros.

 

VEJA OS PROJETOS E OS APROVADOS NO PAIC AQUI.