‘Uma viagem contra o câncer de mama’ marca início das ações do movimento mundial Outubro Rosa no Amazonas

A ação ‘Uma viagem contra o câncer de mama’, promovida pelas ONGs Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM) e Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam), em parceria com a empresa Eucatur, marcou nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, às 9h30, o início das atividades de sensibilização do movimento mundial Outubro Rosa, no Estado. A ação colocou nas ruas da cidade o ônibus articulado rosa (linha 640), que faz o itinerário Terminal 4, Centro, Terminal 4, com o objetivo de sensibilizar os passageiros e orientá-los sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.  
Este é o 7º ano consecutivo em que o grupo Eucatur coloca nas ruas da cidade o ônibus articulado rosa, que saiu do T4, localizado na avenida Camapuã, próximo a rotatória do Produtor, no bairro Jorge Teixeira, zona leste, e percorreu, por exemplo, as avenidas Noel Nutels, Constantino Nery, Epaminondas e Getúlio Vargas.  
Com o coletivo decorado de balões e flores rosas, funcionários da Eucatur e do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), distribuíram panfletos e passaram orientações aos passageiros que entraram no ônibus.
Entre os passageiros estava a estudante Dayana Caroline Lobato Maciel, 20, que parabenizou os organizadores pela iniciativa. “Achei a ação bem interessante, porque chama a atenção tanto de quem vê o ônibus circular pelas avenidas da capital, quanto de quem entra no coletivo e o encontra caracterizado. Trata-se de uma maneira criativa e dinâmica de levar informação à população sobre um tema tão relevante. Achei bacana!”, destacou.  
A coordenadora estadual da Atenção Oncológica e chefe do DPCC/FCecon, Marília Muniz, explicou que outras ações também acontecerão em parceria com a Eucatur nos dias 15 e 23 de outubro, na garagem da empresa. No local, uma equipe distribuirá panfletos sobre a importância do autoexame de mama e de se fazer o exame preventivo de colo de útero, além de materiais educativos.
Outubro Rosa
É um movimento mundial de luta contra o câncer de mama, neoplasia que mais mata no mundo, que este ano tem como tema ‘Compartilhe a sua luta’. No Amazonas, as ações são organizadas pelas ONGs Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM) e Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam).
No Estado, a abertura oficial do movimento mundial acontece nesta segunda-feira, às 17h30, na sede da Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC), localizada na rua Padre Manoel da Nóbrega, s/n, bairro Dom Pedro, que terá sua fachada iluminada com a cor rosa, simultaneamente com outros órgãos e monumentos localizados na capital e demais municípios do interior do Estado, entre eles, o Teatro Amazonas e a Fundação Alfredo da Matta, unidade da Susam.
 
No Brasil, o movimento é promovido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e ONGs filiadas à entidade, que este ano criou a #compartilheasualuta para que mulheres e familiares que lutam contra a doença possam partilhar suas experiências nas redes sociais.
No Amazonas, o movimento conta com o apoio da FCecon por meio de diversas atividades e palestras relacionadas aos fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento de câncer de mama e de colo uterino, esse último inserido nas ações por ser a neoplasia de maior incidência e mortalidade entre as amazonenses.
Durante o mês de outubro, também serão intensificadas as coletas de exames preventivos (Papanicolau) e de mamografias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da realização de palestras em escolas da capital e do interior. As ações contarão com a participação de profissionais voluntários, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
A expectativa dos organizadores é de que as ações ocorram em mais de 20 municípios. São eles: Manaquiri, Eirunepé, Novo Aripuanã, Itacoatiara, Maués, Borba, Careiro da Várzea, Tonantins, Canutama, Barreirinha, Santo Antônio do Iça, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Carauari, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença, Santa Izabel do Rio Negro, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Iranduba. 
Programação do Outubro Rosa
•          Dia 1º de outubro – Cerimônia de Abertura do Movimento Mundial Outubro Rosa 2018, às 17h30, na seda da LACC;
•          Dias 1º, 15 e 23 de outubro – Uma equipe do DPCC/FCecon estará com estande na garagem da empresa de transportes urbanos Eucatur, onde serão distribuídos materiais educativos e realizadas palestras sobre a importância do autoexame e de se fazer o exame preventivo;
•          Dia 1º outubro – Uma equipe do DPCC/FCecon estará no Terminal de Integração (T4), às 9h, localizado na Av. Camapuã, s/n, bairro Jorge Teixeira. Com o tema ‘Uma viagem contra o câncer de mama’, em parceria com a empresa Eucatur, a equipe realizará ações de prevenção no ônibus rosa articulado; 
•          Dias 9, 10 e 11 de outubro – Cardiologistas, mastologistas e ginecologistas da FCecon realizarão treinamento no município de Maués (distante 356 quilômetros da capital) sobre oncologia básica. O curso é voltado para profissionais de saúde da atenção primária;
•          Dia 21 de outubro – Será realizado a Pedalada Rosa, em parceria com o Ministério da Mulher da Igreja Adventista do Estado do Amazonas, que sairá do Parque Municipal do Mindu, localizado na rua Perimetral, s/n, bairro Parque Dez. A concentração será às 7h30 e os ciclistas percorrerão as ruas do bairro. 
•          Dia 31 de outubro – Encerramento das atividades, com a ‘Caminhada das Vitoriosas’ na Praia da Ponta Negra, a partir das 18h, que percorrerão a orla da praia.