Simpósio de Oncologia aborda o tratamento do Câncer de Mama em homenagem ao “Outubro Rosa”

Durante o X Simpósio de Oncologia do Estado do Amazonas, que acontece entre os dias 26 e 30 de outubro e integra os eventos da Semana Científica da Fundação Cecon, haverá um dia dedicado especialmente ao “Outubro Rosa”, campanha mundial de conscientização pelo diagnóstico precoce do Câncer de Mama. No dia 29, sexta-feira, acontecerão diversas palestras que abordarão o tratamento deste tipo de câncer em seus vários aspectos.

Os palestrantes darão destaque às inovações no tratamento oncológico direcionado à paciente, assim como farão um restage histórico para mostrar a evolução do tratamento ao longo dos últimos anos. Também serão abordadas indicações e novas técnicas usadas na Radioterapia, Quimioterapia e Hormonoterapia no combate à doença (confira a programação).

A presidente do GAMMA – Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia, Oriona Ohse, que está à frente das comemorações do “Outubro” em Manaus, comemorou a notícia: “A iniciativa é importante porque a campanha não será uma discussão apenas entre os ‘leigos, mas também entre os profissionais, que poderão se atualizar sobre o assunto e repassar as informações para as suas pacientes”, disse.

Colo de Útero

Também voltada para a saúde feminina, mas com um outro foco, a palestra "Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Colo Uterino", ministrada pelo oncologista Etelvino Souza Trindade, da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia de Brasilia (DF), fecha a programação do dia 29. O câncer de Colo de Útero é o segundo mais frequente entre as mulheres e difere do câncer de Mama principalmente por ser um tipo evitável da doença.

As palestras são dedicadas a estudantes e profissionais da área de Saúde. As inscrições para os eventos integrantes da Semana Científica da FCECON podem ser feitas no Departamento de Ensino e Pesquisa da instituição (Rua Francisco Orellana, 215, Planalto – 3º andar) ou no link abaixo:

Ficha de Inscrição

PROGRAMAÇÃO – 29 DE OUTUBRO (sexta-feira)

19h às 19h20
Tema: Evolução do tratamento do câncer de mama
Palestrante: Dra. Hilka Flávia do Espírito Santos – AM

19h20 às 19h40
Tema: Bases Teóricas de Mama
Palestrante: Dr. Nilton Bessa – AM

19h40 às 20h40
Tema: Imagem no Câncer de Mama
Palestrante: Dra. Radia Pereira – RS

20h40 às 21h – Intervalo

21h00 às 21h20
Tema: Radioterapia em câncer de mama: indicações e novas técnicas de tratamento.
Palestrante: Dr. Leandro Baldino – AM

21h20 às 21h40
Tema: Papel da Quimioterapia e Hormonoterapia do câncer de mama.
Palestrante: Dr. Fábio Queiroz – AM

21h40 às 22h
Tema: Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Colo Uterino
Palestrante: Dr. Etelvino de Souza Trindade – DF