Em parceria com a FCecon, SES-AM oferece treinamento em mamografia para técnicos de radiologia do interior

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), está ofertando capacitação para técnicos de radiologia do interior para a realização do exame de mamografia nos próprios municípios. O objetivo é treinar os profissionais e permitir que a população do interior realize o exame em suas próprias cidades, sem o deslocamento para Manaus.

“Fizemos um levantamento nos municípios que possuíam mamógrafo para saber se os equipamentos estavam em funcionamento ou se tinham um técnico com capacidade para operar. Conforme as dificuldades encontradas nos municípios, surgiu esse treinamento que vai atualizar os profissionais do interior, suprir dúvidas e assim melhorar a assistência à população”, explicou o secretário executivo de Assistência do Interior, Cássio Espírito Santo.

A primeira técnica que participou da capacitação foi Sindy Carvalho, servidora da Prefeitura de Amaturá, município que fica a 909 quilômetros a oeste de Manaus. A técnica em radiologia iniciou o treinamento na Fundação Cecon no dia 23 de agosto e finalizou em 10 de setembro.

Durante o período, ela foi treinada pelas técnicas de radiologia que realizam a mamografia na FCecon. Sindy conta que teve oportunidades de aprendizado e experiência que deseja executar em sua cidade.

“Já sou técnica em radiologia, mas, quando estudamos, tivemos algumas aulas práticas (sobre mamografia). Com essa oportunidade que tive na FCecon, aprendi bastante e quero levar para os pacientes tudo que aprendi sobre o manejo para realizar o exame”, disse Sindy, que ainda não havia trabalhado com mamógrafo em Amaturá.

Sindy ressalta que é muito importante participar da capacitação oferecida pela SES-AM em parceria com a FCecon. “Muitos municípios trabalham com radiologia, mas não possuem experiência de trabalhar com mamografia. Venham fazer o treinamento para levar conhecimento para as pacientes do interior, para realizarem um bom exame e não terem que vir para Manaus para fazer o exame”, afirmou a técnica.

Benefício – Na avaliação da chefe do setor de Imaginologia da FCecon, enfermeira Janaína Dias, proporcionar a capacitação aos profissionais do interior é uma grande contribuição para os municípios e para a população.

“Podemos contribuir na diminuição do trânsito de pessoas, principalmente de mulheres que têm um custo elevado para se deslocar até Manaus para fazer a mamografia. Tendo o profissional capacitado para executar os exames no próprio município, fica muito mais fácil e otimiza as imagens em si, que ficarão disponíveis no próprio município”, destacou Janaína Dias.

 

Fotos: Laís Pompeu/FCecon