Servidores da Fundação Cecon recebem orientação sobre transtorno de ansiedade

Buscando o bem-estar dos profissionais, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) ofereceu aos servidores da unidade orientações sobre sintomas e como tratar o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). A ação, iniciada na segunda-feira (13/07) e finalizada nesta terça-feira (14/07), foi realizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) da Fundação.

Funcionários das enfermarias, departamentos administrativos e de Ensino e Pesquisa (DEP), serviço de Quimioterapia, dentre outros setores, receberam um folder com informações sobre os principais sintomas do transtorno de ansiedade e de como preveni-los.

Segundo a psicóloga do Sesmt/FCecon, Jéssica Maia, o serviço realiza, todos os meses, o Diálogo Mensal de Saúde Mental. Na ocasião, são abordados temas como ansiedade, depressão, Síndrome de Burnout e Síndrome do Pânico, de maneira a esclarecer os colaboradores quanto à importância de cuidar da saúde mental.

“Às vezes, o colaborador está passando por algum problema na sua casa ou até algum problema ocupacional e aí, não sabe lidar com isso. Vem adoecendo, não procura ajuda, às vezes por vergonha, medo de ser estigmatizado pelos colegas. A intenção central desse trabalho é fazer com que esse colaborador saiba o que ele tem e saiba que existe alguém que pode ajudá-lo”, afirma Maia.

Sintomas – A psicóloga reforça que todo ser humano tem ansiedade como reação natural do corpo, no entanto, a TAG se caracteriza pelos sintomas exagerados, como tontura, tensão, insônia, perda ou ganho elevado de apetite, diarreia, pressão alta e palpitações.

Em alguns casos, os sintomas são tão agudos que algumas pessoas chegam a procurar atendimento médico em unidades de saúde, achando se tratar de um ataque cardíaco.

Além dos sintomas, o folder entregue aos servidores traz orientações sobre como prevenir e tratar o Transtorno de Ansiedade Generalizada com o acompanhamento psicológico, que é fornecido aos funcionários da FCecon através do Sesmt.

“O Sesmt é um serviço que cuida especificamente da saúde do trabalhador, sendo formado pelo médico, psicólogo, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro e pelos técnicos de segurança do trabalho. Estamos todos ali voltados a ajudar o servidor tanto na segurança quanto a saúde mental, no atendimento médico, entre outros”, explica Maia.

O servidor que identificar a necessidade de acompanhamento psicológico deve procurar a sala do Sesmt, localizada no segundo andar do prédio da FCecon, ou entrar em contato pelo 3655-4782 para agendar consulta.

 

Texto e fotos: Laís Pompeu/FCecon