Servidores da FCecon passam a contar com serviço de massoterapia

Os servidores, estagiários e prestadores de serviço da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), passaram a contar, desde segunda-feira (17/01), com serviço de massoterapia, disponibilizado pelo setor de Fisioterapia em parceria com o Centro Metropolitano de Ensino – Colégio Fametro.

A massoterapia envolve a utilização das mãos, por meio de movimentos de pressão ou não, com o objetivo de aliviar a dor e a tensão de músculos do corpo. A massagem terapêutica é considerada uma das mais antigas formas de cuidados médicos, pois diminui os batimentos cardíacos por meio do relaxamento dos músculos do corpo.

Segundo a gerente do serviço de Fisioterapia, fisioterapeuta Patrícia Chagas, “o projeto visa otimizar a parceria educacional entre as instituições de ensino e campos de estágio, objetivando o aprendizado e a prática dos alunos e promovendo saúde e bem estar para os funcionários da instituição”.

De acordo com a preceptora de estágio do Centro Metropolitano de Ensino – Colégio Fametro, Christiane Menezes, entre os efeitos da massagem está produzir estimulação mecânica dos tecidos por meio de pressão e estiramento ritmicamente aplicados.

“A pressão comprime os tecidos moles e distorce as redes de receptores nas terminações nervosas, ajudando a relaxar a musculatura, aliviar dores musculares e cargas de estresse”, explicou.

Para a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, é muito gratificante ver ações como o projeto de massoterapia viabilizado por meio do convênio firmado com a Fametro.

Serviço – Os funcionários da unidade hospitalar serão atendidos por oito estudantes da Fametro, que vão se revezar entre os turnos matutino e vespertino. Para agendar um horário, basta ligar para o serviço de Fisioterapia, no número (92) 3655-4605. O atendimento terá 30 minutos de duração e funcionará pelo período de um mês.

Benefícios – A massoterapia ajuda a reduzir a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea e o sistema linfático, e também aumenta a liberação de endorfinas no organismo, que são hormônios naturais que proporcionam alívio em situações de estresse.

 

Texto: Luís Mansueto/FCecon

Fotos: Divulgação