Servidores da FCecon contam com serviços especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho


Servidores da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), contam, a partir desta terça-feira (11/12), com os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Por meio do SESMT, serão disponibilizados serviços de segurança do trabalho, atendimentos psicológico, médico e de enfermagem.

O SESMT é estabelecido pelo artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e é regulamentado pela Norma Regulamentadora (NR) 4, que estabelece uma equipe de profissionais da segurança do trabalho de saúde responsáveis pela integridade física dos trabalhadores de órgãos públicos e privados. O SESMT também tem a função de alertar e dar instruções aos funcionários sobre campanhas voltadas para área de saúde, importância da segurança do trabalho, bem como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) etc.

O processo para a implantação do SESMT iniciou no mês de outubro e fez parte do programa de melhorias desenvolvido pela diretora-presidente da FCecon, Ana Paula Lemes. O programa abrangeu a adequação de uniformes de servidores, melhorias em processos de gestão hospitalar, manutenção e compra de equipamentos laboratoriais, ampliação de serviços de atendimento, entre outros.
Conforme Ana Paula, a Fundação está adequando-se à legislação ao implantar o SESMT. “Além disso, para prestar um bom atendimento ao paciente, o servidor precisa cuidar de sua saúde também. Ele precisa estar bem”, pontuou.

Início das atividades – Segundo a engenheira de segurança do trabalho, Núbia de Souza Leão, os trabalhos do SESMT na Fundação começaram em 2017. Entretanto, estes estavam restritos a organização documental, programas de segurança, combate a incêndio, risco ergonômico, físico e biológico. “Neste ano, ampliou-se para a oferta de serviços especializados em segurança do trabalho. Temos aqui três técnicos de segurança do trabalho – um médico, uma psicóloga e uma enfermeira. O número de profissionais é estabelecido pela NR. 4, proporcional à quantidade de servidores – 641, que trabalham no hospital”, explicou Núbia Leão.

A engenheira de segurança do trabalho destacou que, para garantir o atendimento de todos os servidores e a especificidade do regime de trabalho hospitalar, os horários dos profissionais do SESMT são flexíveis.
O SESMT está localizado no segundo andar da FCecon. Para ser atendido basta apresentar o crachá. O atendimento é somente para servidores.