Servidora da FCecon é aprovada em mestrado da UEA

A servidora da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), enfermeira Verbena Aguiar, foi aprovada na seleção do mestrado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).  O resultado foi publicado no dia 8 de fevereiro, após passar pela confecção do projeto, prova escrita, entrevista e análise de currículo.

Aguiar trabalha no Centro Cirúrgico e na Gerência de Enfermagem da unidade hospitalar, e é servidora há seis anos. No Centro Cirúrgico, atua como enfermeira assistencial, desenvolvendo atividades diretamente para atender o fluxo do setor, por exemplo, montagem de salas cirúrgicas, recebimento e encaminhamento de pacientes para andares e UTI; na gerência de enfermagem, trabalha dando suporte nos andares.

O projeto denominado “Construção de um instrumento de alta hospitalar para familiares de pacientes em pós-operatório de cirurgia de cabeça e pescoço de média e alta complexidade” será desenvolvido por meio da linha de pesquisa “Tecnologias sociais e educacionais como instrumentos para a promoção da saúde”.

Segundo a enfermeira, a pesquisa visa identificar os principais planos de cuidados já existentes elaborados para familiares e traçar um paralelo para os pacientes da região amazônica, além de elencar as principais dificuldades dos familiares no cuidado dos pacientes em pós-operatório de cirurgia de cabeça e pescoço no ambiente domiciliar.

Texto: Luís Mansueto/FCecon

Foto: Ludmila Dias/Estagiária FCecon