Serviço de fisioterapia da FCecon retoma atendimento ambulatorial

O serviço de fisioterapia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) retomou o atendimento ambulatorial nesta segunda-feira (1º/06). O serviço estava suspenso desde 24 de março, quando foram adotadas medidas para reduzir o fluxo de pessoas na FCecon, mantendo consultas e procedimentos que não podiam ser postergados.

A ação buscou reduzir as chances de contágio do novo coronavírus entre os pacientes oncológicos, visto que muitos fazem parte do grupo de risco da Covid-19.

Durante os primeiros meses de pandemia, o serviço de fisioterapia da FCecon manteve os atendimentos nas enfermarias e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), suspendendo tão somente os atendimentos eletivos.

“A fisioterapia ambulatorial ficou suspensa pelo período de dois meses por conta da pandemia e para a proteção dos nossos pacientes. O foco era o tratamento oncológico. Hoje, retomando o serviço, nós estamos tomando medidas preventivas como o uso de máscaras e álcool gel pelos pacientes, e o agendamento por horário, além de todos os EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos profissionais”, explica a gerente do serviço de Fisioterapia da FCecon, fisioterapeuta Patrícia Chagas.

Atendimento – Com o retorno, serão atendidos cerca de 12 pacientes por dia, sendo seis para cada profissional e por turno. Os pacientes serão divididos em horários agendados, evitando aglomeração no setor.

Os pacientes que já faziam atendimento fisioterapêutico na FCecon serão informados pelo setor, por telefone, para que compareçam à instituição e deem andamento nas atividades. Serão priorizados, ainda, os pacientes que ficaram em lista de espera.

“A prioridade do serviço é atender os pacientes que estão com sequelas mais graves e que dependem da reabilitação para dar continuidade ao tratamento oncológico”, afirma Chagas.

Serviço – O serviço de fisioterapia da FCecon é voltado aos pacientes da instituição, que são encaminhados por um profissional de Ensino Superior, que observa a necessidade do paciente receber o acompanhamento. Com o encaminhamento do profissional, o paciente procura o serviço de fisioterapia e agenda um horário para atendimento. O número de sessões irá depender do estado clínico de cada paciente.

 

Texto e fotos: Laís Pompeu/FCecon